sexta-feira, setembro 17

MODA ENCANTADA: BRACELETES

DA LENDA ATÉ A VENDA



Complementando a tendência estampada e colorida Gypsy Queens, os braceletes integram na composição final do look. Após alguns anos fora de uso, eles retornam com força total. 

Originalmente, o bracelete seria um artigo de jóia "desgastada" utilizada em torno do pulso. Mas hoje, o nome "bracelete" também aplica-se a acessórios de pulso compostos por diversas matérias primas, como: couro, pano, tecido, plástico, metal, pedras, madeira e etc. 

Mais do que modismo, houve época, em que o bracelete possuía um grande significado cultural,  sendo a representação de proteção espiritual, renascimento e rito de passagem. Contudo, mesmo que em pequena escala, até hoje, podemos perceber resquícios dessa atribuição antiga dada ao bracelete.

No Egito Antigo, os braceletes simbolizavam "renascimento" e "regeneração". Um dos símbolos mais presentes e conotativos da época, os "Braceletes de Scarab", eram utilizados na preparação das múmias. A jóia desgastada era colocada no pulso do morto e envolvida nas bandagens de linho para mumificação. Os egípcios acreditavam que o Deus do Scarab (pedra matéria prima do bracelete), Khepri, empurrava o sol através do céu, portanto, a representação do Deus no bracelete, indicaria um rito de passagem, renascimento, como a ave fênix, que das cinzas, renasce para uma nova vida.

Bracelete de Tutankhamon com Scarab
Este bracelete de Tutankhamon com um scarab, símbolo do nascimento do Sol, era o motivo mais usado na joalheria egípcia.

Na América Latina, povos indígenas utilizavam o acessório, composto em azabache, como escudo contra o mal olhado. Durante milhares de anos, atribuiu-se ao azabache um grande poder espiritual. Em razão desta faculdade, o bracelete em azabache simbolizava a proteção de todo o mal e talismã do Caminho de Santiago, o protetor do Peregrino.Os nativos faziam uso do acessório desde o nascimento, já que acreditavam que os recém nascidos, frágeis e desprotegidos diante do mundo, eram vulneráveis ao mal olhado e energias negativas mais do que qualquer outro ser humano.


Ainda hoje, o bracelete possui outros atributos curiosos que não seja somente acessório de moda. Na Bulgária, por exemplo, existe uma tradição chamada Martenitsa, na qual o bracelete, formado por duas cordas, uma vermelha e outra branca ,em torno do pulso, é utilizado em favor a Baba Marta para boa saúde, felicidade e sorte no amor. 

  

Na Índia, a quantidade de braceletes no pulso de uma mulher e o tempo de uso, denotam seu status marital. Arebabá!!!


Mais do que modismo, tudo o que usamos tem um significado e origem que vão muito além do que podemos imaginar. Pra quem já assistiu o filme " O Diabo veste Prada", a cena em que a personagem de Maryl Streep dá uma lição de moral em sua assitente, interpretada por Anne Hathaway, explicando a origem de seu simples suéter azul royal, no qual sua origem e representação iam muito além do que uma simples cor e design de outlet; representa muito bem a verdadeira face da moda e o que um "simples" bracele, em verdade, é. 


Os próprios ciganos, não utilizavam o bracelete somente para beleza, já que para eles, o acessório também denotava uma profunda representação mística, ,de proteção e encantamento. Portanto, tudo a ver o bracelete incorporar essa nova tendência multicolorida e estampada do estilo Gypsy Queens. De fato, analisado pelo prisma em questão, o bracelete torna-se um item  MUST HAVE para wishlist de que curte esse estilo e tendência.


Braceletes Ciganos



























































































14 comentários:

@Tati_Alencar disse...

Agora é fato! Viciei no blog! Se minha mãe brigar q não saio da net, a culpa é sua!!! ahuahauahauahu

Unknown disse...

demaissss!!!! pra variar..amei!

@Kaka_RJ disse...

os posts desse blog sao imperdiveisssss

Jessica Callas disse...

to adorando seguir girly stuffs!!!

Jessica Callas disse...

to adorando seguir girly stuffs!!!

Jessica Callas disse...

to adorando seguir girly stuffs!!!

Unknown disse...

um post genial!! da lenda até a venda! moda com inteligencia e historia

@CHIC_CHICRT disse...

Estamos acompanhando todos os posts.Parabéns pelo trabalho!!

Elenquel Pamplona disse...

Este blog da @Girly_Stuffs arrasa. Super completo de imagens e com som maneiro para curtir. Maior capricho.

@Re_zinha disse...

o blog é mto bacana e bem atualizado!estou adorando td!

Raquel Fintez disse...

Putz...acompanho td com o maior prazer. Mto diferente do que estava acostumada!!!!

Frangelli Bijoux disse...

Parabéns pelo blog e ótimo o post, perfeito!

Bjos,
Simone Frangelli.

@LadyDaiia disse...

@LadyDaiia 11:04am via Web

@amoda_mania Braceletes mtissimo belos *-* encantada por tods vlw pela dica #followyou

@berilis 9:14am via Web disse...

@Girly_Stuffs Que legal! Obrigada.

Related Posts with Thumbnails