quarta-feira, dezembro 8

:: TENDÊNCIA GYPSY: O CHARME E EVOLUÇÃO DAS SAIAS LONGAS




Esqueça a regra. A moda se faz de exceções em destaque. No pluralismo de tendências e estilos conectados, o cenário fashion atual comporta e assume a diversidade imperativa da moda. Estampas  não hão de concorrer com tendência nude, tão pouco a moda xadrez perderá  o destaque para o retorno navy. A moda presente é multifacetada. Enquanto que o minimalismo impera nas vitrines brasileiras, aos poucos, a tendência já constante no hemisfério norte (Hermès, Chanel, Alberta Ferretti), vai se apresentando discretamente como opção alternativa ao "quanto mais curto melhor".




A tendência Gypsy, já abordada previamente, em detalhes, pelo blog, cujas raízes advém do oriente, caracterizada pelo misticismo e cultura do povo cigano, nômades e andarilhos do mundo, influenciou, ainda que indiretamente, diversas inspirações e criações de moda através dos tempos.







A saia longa, tal qual vestia-se pelos hippies na década de setenta, cuja filosofia principal fundava-se na integração do indvíduo com a natureza e seus princípios, tem como fonte inspiradora o estilo cigano, tanto nas estamparias quanto nos cortes desenvolvidos na época.




No entanto, ainda que forte a presença cigana na criação e evolução das saias de maior comprimentos e desenvoltura, o presente modelo adapta-se a outras propostas que não a hippie, despojada ou bucólica.




Na década de 20, por exemplo, após o término da primeira grande guerra, em busca da funcionalidade das roupas e sua consequente adaptação ao contexto social da época, Chanel desenvolveu saias mais curtas, de modelo reto, com comprimento na altura do tornolezo; um escândalo de ousadia comportamental feminina. Em meados de 30, com superação da Crise de 1929 e a Grande Depressão, um desejo crescente de glamour e ostentação instalou-se no subconsciente coletivo. O resultado,  foi uma moda cheia de cetim, veludo, jóias e peles. As saias, em harmonia com o espírito romântico e opulento do momento, eram amplas e suntuosas ou no modelo lápis; todas compridas. Já na década sucessora, após o término da Segunda Guerra Mundial, o new look instaura-se em rebeldia às limitações impostad pela década anterior, através de saias com cinturas bem marcadas e extremamente rodadas. O comprimento, até então, media-se, em regra, na altura da canela, salvo nos eventos mais importantes, para os quais tornava-se mais comprida.




Atualmente, retornando ao contexto contemporâneo de moda "para usar", todas as tendências e estilos conectam-se numa harmonia proposital. Seja hippie, casual ou Chic, as saias, longas, médias ou curtas oferecem "mil e uma" alternativas de combinações e visuais diversos.






Quanto aos cortes e modelos em voga, destacam-se as saias com cintura alta e comprimento na altura do tornozelo, em tecidos leves e em camadas. Em conjuntura com outras tendências, observam-se modelos em diversas estampas, desde  hippie clássica, indie, xadrez, denim ou monocromáticas.




Importante lembrar que saias longas favorecem também as mais baixinhas, já que alongam a silhueta quando o comprimento da saia limita-se à altura do tornozelo ou até mais comprido. Quanto aos acessórios, cintos largos ou finos, faixas em cintos e rasteirinhas são sempre excelentes opções, quando utilizados corretamente.


Os cortes, por fim, variam desde os retos, rodados, atés os assimétricos com limites  em shredded.




::Girly Stuffs.com::
  Moda e conteúdo: para usar.

















































































Interessados, entrar em contato: girlystuffs.com@gmail.com



:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

15 comentários:

Camila Abraão disse...

Gente...eu amei!!! espetacular o blog!!! parabéns pelo post pelas matérias! Por tudo!! amei de verdade!!!

Beijos , Mi

Rose Caldas disse...

parabéns pelo blog!!!!demais!

@marieclairebra ( Marie Claire) disse...

@marieclairebra 12:15pm via HootSuite

RT @Girly_Stuffs: @mariafilo @espaconews @criativaonline @marieclairebra POST MODA:: TENDÊNCIA GYPSY: CHARME E EVOLUÇÃO DAS SAIAS LONGAS http://ow.ly/3lIdw

Unknown disse...

Simplesmente adoreiii o post. Adoro saias longas. E para o verão elas são d+! Mesmo sendo compridas elas são bem fresquinhas!

Cherry Kisses

http://www.cherryglamorous.blogspot.com/
@VIVIdaDSolteira @cherryglamorous

@Camilla_ disse...

@Camilla_ Dec 09, 10:58am via Web

Tendência Gypsy: charme e evolução das saias longas (adorei o parágrafo de introdução): http://ow.ly/3lIjy - via

@nahhmoda disse...

@nahhmoda 11:51pm via Web

@amoda_mania interessante,qdo tiver mais pode me enviar bjx

@NanaiNanai 10:57am via Web disse...

@Superbonita_ ADORO!

@Carlinhasidonio 2:37pm via Web disse...

@_Vale_a_pena Ai eu quero uma saia!

@ThatyGaviolli 3:01pm via Web disse...

@_Vale_a_pena Olhaa, tem uma foto de uma que a Minha ficou Super Parecida!

@deia_colorada Aug 23, 4:57pm via Web disse...

@Chic_ChicRT lindas mesmooo :>)

@noellepenha 10:50am via Web disse...

@amoda_mania Amei a dica! Obrigada! :))

@thalitagarciaa 12:06pm via Web disse...

@Dica_unica Já vi o post!! Realmente mt bom!! Beijoss

@tatianatoniolo 1:15pm via Web disse...

@Dica_unica Oi! Adorei o post! =)

@Fernanda_Promo 4:09pm via Web disse...

@amoda_mania adorei o post! ^^

@_manuaraujo 7:01pm via Web disse...

@amoda_mania oi, bem legal o post! bem completinho, hehe bjs

Related Posts with Thumbnails