quarta-feira, janeiro 12

::TEMPO CERTO: PERCEPÇÃO E VONTADE




"Tempo Certo"


De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem
os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca,
por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer:
Qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais.
Quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano
enviarão sinais indicando o caminho certo.
Pode ser a palavra de um amigo,
um texto lido, uma observação qualquer.
Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará
de colocar você no lugar certo,
na hora certa, no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa.

Basta você acreditar que nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja
agora lendo estas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais
já estão por perto e você nem os notou ainda.
Lembre-se, que o universo sempre
conspira a seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.
 
Paulo Coelho



Tempo certo é um tanto diferente de timing, quando cruzados os conceitos além de uma só pessoa. Se existe algo que detesto pronunciar é a seguinte frase: "O timing passou". Ora, existe maior frustração do que deixar de vivenciar o "tempo certo" em conjunto, quando o encontro dessas passagens ocorre em momentos diferentes para cada um? Daí surge a questão do timing. E quanto a falta de encaixe, nesse sentido, não há o que ser feito, a não ser seguir em frente e, de vez em quando, pensar no que poderia ter sido feito, quando olhamos para trás. Afinal, somos humanos, e todos, sem exceção, em algum momento da vida reavaliamos nossos atos através de lentes passadas, no enfoque da nostalgia suspirante.




"Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal."
Victor Hugo



Alguns vivem em busca de "sinais" do destino para o clique do "momento certo" de ação ou percepção de algo que se encontra, tantas vezes, na ponta do nariz. Como se tudo na vida fosse óbvio e certo de ser percebido, contextualizado e decifrado. Pobres almas as que tentam catalogar o destino como o livro-resposta ou revista do mês. Quero um amor: letra "A" - Vá até o mercado e, de repente, olhe para o lado e você poderá encontrar o que sempre BUSCOU. Garanto que o encontro mais provável será com a promoção de seu chocolate predileto ou distribuição de sabão em pó relâmpago...mas alma gêma, THE ONE, etc, etc, etc...dificilmente estará etiquetado aguardando por você. Hollywood encanta nesse sentido e enche os corações solitários de esperanças que esbarram nas malditas ilusões...nos contos de fada da vida moderna.



"De um certo ponto adiante não há mais retorno.Esse é o ponto que deve ser alcançado."
Franz Kafka


As realidades concretas não são simples ou óbvias como seguir o que seu signo relaciona para o dia. No entanto, não se engane através de atitudes extremadas. O pior cego é aquele que não quer ver. Ignorar sinais que, de fato, aparecem todos os dias, relativos a diversos aspectos de nossas vidas, seria dar um tiro no próprio pé e sufocar o coração que anseia por mudanças. De certo que os sinais vão de acordo com nossa perspectiva e, se acaso você reclama da falta de oportunidade em qualquer setor, no exato momento em que lê estas linhas, a dica do dia é: mude o enfoque, troque a lente. Cada ação intentada sem alcance do resultado pretendido, demonstra não o erro, mas a perspectiva de aprendizado para não conseguir o que se pretende. A partir daí, uma hipótese a menos a ser considerada.



"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez"
Thomas Edison


O que quero dizer é: cansada(o) de encontrar pessoas iguais e que nada acrescentam? Procure então pessoas com perfis diferentes, olhares diversos. O que você vive é reflexo de uma perspectiva somente sua, de mais ninguém. Desistir é muito mais fácil...admito até que minha imperfeição é tamanha que já me permiti desistir diversas vezes, quando poderia apenas mudar; eu disse apenas? É bem difícil encarar, mas o primeiro passo para o avanço é o reconhecimento da conduta viciada. Thomas Edison, criou a lâmpada através de aprendizados adquiridos com resultados adversos ao prentendido. A cada tentativa frustrada, o conhecimento negativo o levava ao caminho cada vez mais próximo de sua grande invenção.



"Valorize os seus limites e por certo não se livrará mais deles."
Richard Bach


Portanto, sucessivos encontros nulos, relacionamentos frustrantes ou vazios, podem indicar, ou não, o caminho certo para o parceiro ideal. Mas para isso, além de ler o poema escrito pelo Paulo Coelho e se inspirar  através dele, devemos trocar as lentes e, além de perceber, compreender os sinais. Padrões repetitivos nos levarão sempre aos mesmos lugares. Saia do ciclo comportamental vicioso que não permite a quebra de padrões conscientes e inconscientes. Tire os óculos ou aumente o grau, esfregue os olhos, arregale-os ou até grampeie-os, caso necessário para não fechá-los; mas não continue a ter a mesma visão, se esta não lhe agrada.



"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."
Dalai Lama


Não vá caçar em locadoras, mercados, festas "O" seu grande amor. O fato de provavelmente encontrá-lo quando menos estiver esperando, não significa dizer que o fruteiro da esquina poderá ser o cupido da história abençoado pela sorte. O destino é astuto e adora confundir, assim como Jesus fazia sabiamente com os fariseus. Suas parábolas, até hoje, são interpretadas de diversas maneiras, dependendo da análise realizada sobre elas. O destino, com a destreza e fala de um Chapolin Colorado "Não contava com minha astúcia!!", nos pega de jeito...e tentar perceber sua ação e provocar seu intento, é ser o Coiote da história...frustrado em cada tentativa de caçar o Papa-Léguas.


"Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois."
Guimarães Rosa


A primeira regra, além de saber o que você quer, de fato, para sua vida, é não ter nenhuma outra. Viver a vida, como sua e, não dependente de obras do além é primordial para alcançar resultados positivos e concretos. Tudo pode ser, ou não, um sinal; basta você acreditar, perceber e compreender. Para isso, acredite; é necessário que o momento certo chegue até você. Seja com uma carta, texto, crônica, poema, fala, indireta, encontro ou desencontro. De repente, assim do nada, você tem o CLIQUE. - Opa! É isso! Até uma trilha sonora e iluminação de cinema são capazes de serem percebidos quando chegado o breve e único "MOMENTO CERTO". 


"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre."
Charles Chaplin

Agora, atenção: se após o estalo, os pés continuarem juntos e não se posicionarem para o novo movimento, seja de qual natureza for, o "momento certo" passa e o timing de ação se encerra. Atitudes retardatárias não produzem, jamais, os efeitos originais pretendidos. Imaginem a corrida do Mario Kart; o maldito comgumelo já ultrapassou a linha de chegada e ganhou o primeiro lugar na corrida, em que você, ainda precisa completar mais duas voltas para finalizar. Meu caro, não se engane...ultrapassar o Toddy, jogar banana no asfalto para que ele perca a velocidade, usar a estrelinha com turbo e etc, quando este já seguiu a frente, não fará com que sua última posição seja modificada. A corrida, para ele, já se encerrou... "Ya- hulllll". É tudo uma questão de timing, "Oh-ôuu".

Os sinais nunca são claros como letreiros ou placas luminosas. É tudo muito sutil, geralmente acompanhado de dúvidas e incertezas quanto ao timing, recado e orientação. Pondere com o sexto sentido, com a intuição presente em cada um de nós. Abafar a voz que insiste sussurar em nossa mente, é descartar a "ajuda dos universitários" quando estamos a um passo de alcançar o milhão. Daí esbarramos na trilha da probabilidade...; será que isso é aquilo ou aquilo é outra coisa? A resposta só virá se ousarmos respondê-la, caso contrário, a interrogação, para sempre, permanecerá. 

"Outro sinal de se estar em caminho certo é o de não ficar aflita por não entender; a atitude deve ser: não se perde por esperar, não se perde por não entender."
Clarice Lispector


A cada passo novo, outras incertezas provocarão o medo de dar o próximo passo. O protagonista não pode ser o medo, mas a coragem, revelada na atitude de quem ultrapassa e não se mantém inerte. Na vida, resposta certa não existe assim como resultados "errados", mas soluções diversas das pretendidas. O que fazer então? Tentar, tentar e tentar, sempre de formas diferentes, até se alcançar o resultado almejado. Infinitas tentativas iguais, não produzirão o resultado desejado quando sempre frusturadas pelos mesmos motivos. Não se inspire no Romeu que é "levado" a matar Teobaldo. A fala, "sou um joguete do destino!" é para os tolos que não reconhecem seu poder de ação e decisão.


"Tenho juizo, mas não faço tudo certo, afinal todo paraíso precisa de um pouco de inferno!"
Martha Medeiros


Alguns passos nos levam a caminhos seguros, outros não. Algumas atitudes poderiam ser modificadas caso fosse possível apertar o "rewind" para o tempo, mas ACORDE!!! Essa alternativa não é válida! Tudo o que acontece, ABSOLUTAMENTE TUDO, chega por uma razão...eis o destino operando com suas armas. Podemos ou não utilizá-las a nosso favor; para isso, posturas flexíveis e perspectivas alternadas nos permitirão uma abrangência e controle maior do que É, PODERÁ SER ou SÉRA de nós. Entrar no jogo é delicioso, mas para isso, devemos jogar fora a venda que nos permitia somente brincar de "Cabra Cega" ao invés de "Pique-Pega".


"Que mata o tempo não é assassiono, mas um verdadeiro suicida"

Observe de verdade, compreenda, internalize os sinais. Momento certo é sempre único e convergente com o momento certo alheio. Deixá-lo passar, é permitir o atropelo do timing. Mais trágico do que a perda do tempo, é o abandono das oportunidades que ficaram para trás.

"O destino conduz o que consente e arrasta o que resiste."

Séneca

Os sinais, revelados pela sincronicidade dos acontecimentos que estimulam nosso "clique", jamais podem ser manipulados. Não importa o que aconteça, se o sinal está presente e você abre os olhos para a "verdadeira visão", somente uma coisa poderá impedir a atuação "presente" do destino: você e seu livre arbítrio de querer, não querer, ignorar ou deixar passar situações que lhe são apresentadas a todo instante. Em vários momentos, desempenhamos papéis diversos no BBB da vida real. O "destino Bial" apresenta a isca, mas cabe a nós, a sensibilidade e percepção objetiva do que nos cerca. Seja qual for a decisão, podemos seguir sempre por caminhos alternativos diversos. Uns, como labirintos, nos levarão sempre aos mesmos lugares; outros, por trilhas mais complicadas, nos revelarão, na hora certa, o quanto é melhor abrir os olhos e seguir com passos livres, rumo a "saída" respaldada pelo autoconhecimento, discernimento e sabedoria de cada um. O nome disso é vivência e, tal alcance, só se encerra, com a morte.




"Tempos Modernos"

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima do muro
De hipocrisia que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais farta e clara
Repleta de toda a satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha prá qualquer pessoa
Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há prá viver
Vamos nos permitir



::Girly Stuffs.com::
  "Hoje o tempo voa amor..."



:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

10 comentários:

Ricardo Amaral disse...

profundo o que vc escreveu. o tipo de texto que me faz refletir...talvez seja o meu sinal!!!!

Manu disse...

simplesmente incrível. necessito p minha vida dessa segurança e atitude presentes no seu texto! Se eu agisse assim, não teria destino no mundo que pararia minhas vontades!

Mari Carvalho disse...

amei o q vc escreveu. Sempre encorajador estimulante p quem necessita de um empurrão. Vc é brilhante no que faz!! Parabénssssssssss
Beijoooooooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

já sou seu fã

Levante Popular da Juventude RN disse...

Vc escreveu p mim?
Eu sou tão ansiosa e sempre faço besteira!
Sou uma porta!
Obrigada pelo conselho mesmo que indiretamente!

Maria Bulhões disse...

Tb sinto-me representada pela cronica que vc escrveu. Mto inteligente e bem direcionada. Adoro seguir seu blog...desde moda até as cronicas, é tudo mais que perfeito. Uma graça!!!!!

André Alves disse...

Muito bom cara.. da uma lida no meu tb.. http://schot23.blogspot.com/2011/01/pois-e-post-de-martha-medeiros.html

Simbora.. Schot23.blogspot.com

Baby disse...

Oi
como não achei coments no post do sorteio, vim aqui!
seguinte eu acho que to participando do sorteio..não tenho crtz, pq me dei conta que não avistei o local pra assinar o feed e por isso to em duvida se preeenchi o formulario..
obrigada

Bárbara Rodrigues
babysurf@gmail.com

Paula_Daniellee 9:40pm via HootSuite disse...

Paula_Daniellee 9:40pm via HootSuite

RT @_Vale_a_pena: @paula_daniellee vCrônica:: O tempo certo - percepção e vontade. "Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre" http://ow.ly/460Rs

@Multifacetado 10:33am via Web disse...

@Multifacetado 10:33am via Web

@amoda_mania seguindo

Related Posts with Thumbnails