quinta-feira, dezembro 16

:: CHAPÉU PANAMÁ: SALVE, SALVE, MALANDRAGEM!




Tendência veraneia em destaque nacional e mundo afora, a despeito do nome, o chapéu Panamá, é fabricado no Equador, conhecido por lá como "El fino". A palha, matéria-prima do chapéu, é tecida sempre em tramas fechadas, tendo como característica marcante, a cor clara, variando em diversos formatos.




Com o calor e clima enebriante da estação das paixões arrebatadoras, o "acessório panamá" complementa o visual daqueles que procuram aliar o bem estar ao charme da moda contemporânea. Tendência unissex, de estilo despojado e chic, os chapéus panamenses podem ser utilizados em integração harmônica com diversas outras tendências veraneiras, tais como, estampas florais, vestimentas minimalistas, tecidos monocromáticos, cortes largos ou justos, curtos ou longos, lavagens em denim, combinações navy, tie dye e etc.




Sua origem histórica como marco de moda, remonta à primeira década do século passado, mais precisamente em 1906, quando, numa visita ao Panamá, Theodore Roosevelt, presidente norte-americano, desfilou pelo canal utilizando o chapéu em questão. Em razão deste episódio, simples, porém marcante, o chapéu passou a ser denominado "Panamá".  Durante o período da Segunda Guerra Mundial, o uso deste acessório de moda popularizou-se na América, como item de veraneio, largamente utilizado por homens da alta sociedade, denotando o garbo e elegância de seus usuários.




Desde sua primeira "aparição" em 1906, o chapéu panamá já fora utilizado por diversas personalidades reconhecidamente notórias do século passado, quais sejam: Winston Churchill, Kemal Atatürk, Harry Truman, Getúlio Vargas e Tom Jobim. No entanto, um dos pioneiros a aderir a tendência panamá, foi Santos Dumont, que já usava o seu em 1906. Hollywood também comprou a idéia veraneia do chapéu e, galãs como Humphrey Bogart e Clark Gable também desfilaram com os seus.



Getúlio Vargas



No Brasil, a utilização e status do chapéu panamá vai além do conceito de "moda pela moda", sendo também reconhecido como ícone de destaque entre segmentos religiosos e  de costumes locais. No entanto, para o devido alcance acerca da abrangência deste "simples" acessório de moda, iremos retornar a década de 40, mais precisamente ao ano de 1942.




A década de 40, no que tange a sua primeira metade, foi marcada pelos esforços diplomáticos no sentido de reunir um maior número de países aliados com o fim de derrota do regime nazista e, por consequência, término da Segunda Guerra Mundial. Neste contexto, em 1942, Wlat Disney, numa turnê pela América Latina  historicamente conhecida como "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança, visitou o Brasil e ficou hospedado no hotel Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro.

O desenhista, multimilionário e maçom poderoso, durante sua estadia na cidade maravilhosa, declarou seu encantamento e paixão com o ritmo carioca de alegria, samba, boêmia e malandragem. Dessa forma, como "presente" a receptividade e alegria dos cariocas, Walt Disney criou, na varanda do hotel, um novo personagem Disney, de desenho animado, o Zé Carioca.




A intenção do ocultista, mais do que desenhista, Walt Disney, na criação do papagaio falante era a de representar, através de suas animações, o esteriótipo do brasileiro, mais especificamente, do carioca e suas crenças. A razão da escolha por um papagaio falante é de simples entendimento: o sr. Mickey ficou impressionado com o número de piadas de papagaios falantes que rondavam nos círculos sociais, daí a idéia de um papagaio que fala. No entanto, outras características do pássaro animado, vão além dos princípios de anedotas populares. O espírito do personagem deveria conotar o que mais encantou e chamou a atenção do desenhista em sua breve passagem pelo Brasil. Zé Carioca, além papagaio, tinha outros traços marcantes que não a fala; quais sejam: o chapéu panamá, a roupa vermelha e branca, o pandeiro, o guarda-chuva bengala e seu estilo "malandro" de ser. 

Ora, através desta descrição, não há como discordar de que o papagaio, Zé Carioca, até no próprio nome, confunde-se com a identidade do "malandro" Zé Pelintra, personagem folclórico e espiritual das mitologias afro-brasileiras e regionais da umbanda e do catimbó (ou catimba) não vinculado a entidades de cunho negativo.






Considerado, especialmente entre os umbandistas, como o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, "Seu Zé" é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". No seu modo de vestir, Zé Pelintra é representado trajando terno completo na cor branca, sapatos de cromo, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta. Sempre boêmio, alegre e faceiro, o malandro "Seu Zé" é marcado por sua ginga no samba e molejo carioca, "papo doce", estilo galanteador e gíria popular.

Desta forma, além de emblema político, marco de moda ou acessório de status social, o chapéu panamá, ainda que fabricado no Equador, possui facetas e simbologias diversas no contexto da moda, política, religião e estilo de vida.


::Girly Stuffs.com::
          Moda além da moda.





















































CONTATO: GIRLYSTUFFS.COM@GMAIL.COM


:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

20 comentários:

Iasmim Junqueira disse...

Um dos post mais completos q ja li. Não! correção: o post mais completo q já li, Mto além da moda mesmo!

Anônimo disse...

SALVE SALVE SEU ZÉ!

@allanamartins disse...

@allanamartins 10:50pm via Web

@Girly_Stuffs adorei o post sobre chapéu! muito bom MESMO.

@nahhmoda disse...

@nahhmoda Dec 16, 11:59pm via Web

@Superbonita_ estamos terminando de editar umpost sobre isso,de vcs esta bembacana,vamos indicar :)

Jamil P. disse...

Gostei bastante do texto e das fotos. Tenho um igual ao Monte Cristi Classic; depois de ler seu post, usarei-o até com mais satisfação. :)
Obrigado e parabéns pelo blog!

.rack. disse...

NOOOOOOSSA
AMO ESSE CHAPÉU! AMO SAMBA!!!!!
HUHUHUHU

TUDO DE BOM

E A MAIS LINDA, SÓ P/ VARIAR É A ADRIANE GALISTEU, NÉ?

BJBJBJ

@tanavitrine (C&A) disse...

@tanavitrine 10:01am via HootSuite

@Girly_Stuffs amamos o post ♥

@Carlinhasidonio disse...

@Carlinhasidonio 8:19am via Web

@Girly_Stuffs Lindo seu blog, adorei! Esse é o meu http://carlasidonio.blogspot.com/ Beijos.

Maria Rodryguez disse...

Olá, lindo!!!!!amo chapéu panama, eu quero!!!!a matéria esta muito bom e tb completa, meus parabéns,vc arrasou!!!!!!!bjks

@Leticiahofmann disse...

Leticiahofmann Dec 17, 12:34pm via Web

ameeeeei os chapéis *--* preciso comparar um pra mim

Unknown disse...

Super legal o post. Parabéns! Eu acho esse tipo de chapéu super charmoso e a cara do verão!

Bjos

Dani
www.miscelaniumfashion.com

@tatborba disse...

@tatborba Dec 28, 10:09pm via Web

@PromoBlogsTips Amei as fotos do chapeu Panama....

Doc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Doc disse...

Olha ,,, eu não sei como vc foi me achar no twitter nem como sabia que falava sobre chapéu panamá ... mas vc ou vcs salvaram minha vida !!!!
Dei de presente um chapéu desses `a uma amiga no seu aniversário e a desinformada reclamou que estava totalmente fora de moda ... atéeeeeeee ler este post bíblico de vcs sobre os tais Panamás !!!!
Post mais que completo. Ótima pesquisa.
Thanks a million!!!
@queen_foli

@queen_foli 1:48am via TweetDeck disse...

@queen_foli 1:48am via TweetDeck

@Superbonita_ Just loved ur post!!! PERFECT!! Tks for sending it!

@Carol_GFarias 7:42pm via Web disse...

@Girly_Stuffs Parabéns pela matéria do chapéu Panamá!Quero um!!!

@nathidays 7:39am via Web disse...

@amoda_mania @Girly_Stuffs estou simplesmente in love com os chapéus do Panamá! quero uns p minhas ferias... Vou conferir o site ok? bjss

@nathidays 7:39am via Web disse...

@amoda_mania @Girly_Stuffs estou simplesmente in love com os chapéus do Panamá! quero uns p minhas ferias... Vou conferir o site ok? bjss

@CiaMaritimaBr Oct 26, 3:01pm via HootSuite disse...

@Girly_Stuffs Amamos o post!

@aryanecve, Feb 10 2:50pm via Web disse...

@Dica_unica @Girly_Stuffs amo amo

Related Posts with Thumbnails