quinta-feira, setembro 9

LOUCA POR SAPATOS: JÁ OUVIU FALAR EM CLOGS?

SABOTS, TAMANCOS HOLANDESES OU CLOGS. VOCÊ DECIDE.


Nós, mulheres do Hemisfério Sul, de sangue quente, personalidade forte e super ansiosas, não conseguimos aguardar uma moda que, a princípio, só se aplicaria para a primavera verão 2011. Não teve jeito....desde o início do outono já dava pra perceber em alguns "pés calçados", uma little preview do que promete fazer a cabeça de todas apaixonadas por sapatos.

Seguindo a coleção primavera/verão européia, a moda nacional antecipou a coleção a ser explorada em nosso summer view e se fez presente nesta temporada. Não importa, porque os modelos são uma graça e podem ser usados de forma mais eclética e independente de estações.


Na Europa, o lançamento, ou melhor, o ressurgimente high style dos antigos clogs, ocorreu nos desfiles das marcas, Chanel, Miu Miu, Lagerfeld, Louis Vuitton, Vera Wang, Jimmy Choo, Fendi e Gucci. Logo, logo, os clogs também puderam ser notados nos pés das notáveis celebridades do momento.


Antes de mostrar a moda que, em pouco tempo estará fazendo os pés da mulherada, vale lembrar que o clog, também conhecidos como TAMANCO (que diria....), Tamanco Holandês ou Sabot, não é uma inovação e tão pouco novidade para os pés.



Sua origem histórica é datada do final do século XVIII, início do XIX, quando o Mundo, em especial a Europa, passava por diversas transformações estruturais em todas as áreas. Devido a Revolução Francesa, o Antigo Regime, monopolizado pela nobreza real e sua aristocracia, foi-se abaixo. O pensamento burguês imperava e a lei dos mais fortes começou a ser medida pelo acúmulo do Capital. O tamanco, muito utilizado pelos camponeses europeus, principalmente pelos residentes dos Países Baixos e França, razão pela qual fora entitulado de "Tamanco Holandês", originalmente, tinha como matéria prima, uma única peça de madeira, que soldava e modelava tanto o solado quanto o cabedal, o que, por óbvio, causava um desconforto imenso para os pés. Contudo, devido a mudança da rotina, previamente pacata dos homens, para um ritmo mais acelerado que acompanhasse os novos tempos, industriais, fizeram com que  seu molde fosse reformulado e o cabedal, passou a ser confeccionado em couro. Tal modificação deu-se não só pelo conforto, mas também pelo estímulo na aceleração da produção.


Essa moda Sabot, é uma ramificação da "alta" vintage e retrô explorada pela moda contemporânea. Dessa forma, estes modelos representam, de fato, o retorno dos hits que ocuparam espaço dominante nas passarelas e ruas pelo mundo afora, nas décadas de 70, 80 e 90, obviamente, com seus altos e baixos.

Espero que gostem dos modelos selecionados! 

Só mais uma coisinha: o melhor dos clogs é que podem ser usados em complemento a todas as tendências atuais e também as que estão por vir. Fica lindo com Denim, Xadrez, Shorts, balonês, bermudas e ombreiras! É só calçar e arrasar no visual! 





























































16 comentários:

Renata_Ant_Pop disse...

A-P-A-I-X-O-N-E-I

olha...vc tá me criando um problema pq to viciando no seu blog!!!!! Assim não podee!!!!! ;)
ahahahahaha

Beijos

Thatiany disse...

apesar de não achar bonito esses sapatos, o post ficou ótimo, com mtas fotos e vários tipos de modelos...

bjim

Unknown disse...

CLOG? nunca tinha ouvido falar!!Só em tamanco msm!
Mas clog é bem mais chique!!!! rsss]Adoreiiiiii.

Manu disse...

Kra, primeiro parabéns pelo blog. Não costumo seguir blog e nem twitter e tal...maas minha prima me indicou e falou qeu ia adorar. acertou!
Tudo lindo demais.! mto bom gosto e original!
bjaooo
manu!

@AdRi_Frans disse...

amooo seu blog!!!!

Anônimo disse...

eu gosto das clogs, acho bem cute, mais tem que ter coragem, porque né....

Unknown disse...

incrível como a moda age...quem nao gosta, daquia pouco vai se acostumar e usar tb. Pior ainda...vai passar a adorar.
Eu gosto mto,e achei legal vc postar fotos c as combinações, pq daí dá pra ver q eles compõe bem o visual.
Demais o post!!!=)

@bianca_lima disse...

TO AMANDO LER TODOS OS POSTS. UM DOS MELHORES BLOGS SOBRE O ASSUNTO MODA!! CHEIO CHEIO DE CONTEÚDO!!!!
PARABÉNSSSS

Rafaella Mozzan disse...

blog mto interessante.conseguiu transformar assuntos q todos tratam como banais e mostram só imagens para entrenter, em algo a mais! o conteudo é fundamental! hiper diferenciado o blog!

Rafaella Mozzan disse...

blog mto interessante.conseguiu transformar assuntos q todos tratam como banais e mostram só imagens para entrenter, em algo a mais! o conteudo é fundamental! hiper diferenciado o blog!

@amo_promo disse...

blog super atualizaddooo!!!!!
hipnotizada!!!!

Tatiana Pisetta disse...

Os Clogs meeesmo com salto de madeira, tachinhas e fechados na frente eu acho muito feiosos. Mas tem alguns dos sapatos que vc postou que eu achei bonitos.
Muito bacana a matéria, bem completa! =D
Estive na holanda a alguns anos atrás e pude presenciar um local fabricando um tamanco holandês, muito interessante e os tamancos ficam levíssimos!
Beijos e parabéns pelo Blog! =D

@mylipsblog disse...

@mylipsblog 10:13am via HootSuite

@Fashionist_a Muito bacana! Parabéns!

@jamilyandrade disse...

@jamilyandrade Nov 21, 1:44pm via Web

@amoda_mania amei o blog e a post de clogs que vocês me indicaram :D

@iamgih disse...

@iamgih 10:10pm via Web

@Girly_Stuffs ameei *--* moda clogs com tudo arazo.

@camilacabralm disse...

@camilacabralm Nov 30, 10:34pm via Web

Aiii, to super amando os clogs! To a procura do meu, interessante como a moda se renova, ne?!

Related Posts with Thumbnails