quinta-feira, março 1

:: TROPICÁLIA: FASHION PRINT




Atualmente influenciada pelo Tropicalismo, a moda dos trópicos, brasileiríssima e explorada inicialmente por Miuccia Prada e Stella McCartney, já tomou conta do cenário fashion nacional e expandiu-se internacionalmente nas maiores vitrines de estilo e tendência. 




A princípio inspirada pelo movimento cultural Tropicália, responsável pela ruptura de diversos padrões estéticos, musicais e comportamentais da era sessentista, a nova tendência, que não é tão nova assim, explora de forma de viva, estampas em prints de folhas, pássaros, e motivos da natureza em geral. Cores vibrantes e combinações ousadas são os marcos da atual presença de estilo da tendência em questão. Com a origem sempre remetida ao bucolismo e resgate naturalista da origem das coisas, a moda busca imprimir em suas criações a mimética da natureza em suas obras. Pássaros servem como inspirações para o design das mais diversas coleções. Estampas em prints do tema em questão também econtram-se como tendência em alta.







Sob a égide de um regime militar, os tropicalistas, expressavam seus ideais libertários e  engajavam-se em objetivos políticos e sociais através da postura irreverente e ironia de suas obras, provocando de forma estrutural transformações na moral e no comportamento de uma sociedade reprimida pela opressão de um regime centralizador. Através do simbolismo evidenciado nas letras musicais, do bucolismo expressado pela moda que resgatava o natural, a origem do homem sem "correntes", a leveza do pop rock, o tropicalismo promovia mudanças políticas que já não poderiam ser abafadas pelo regime, já que as mesmas atingiam o âmago do comportamento de toda uma sociedade. 







No âmbito da moda, a Tropicália importou a cultura hippie assimilada aos modos e costumes já bem difundidos nos EUA, daquela década, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas, estampadas, crochetadas, e lenços na cabeça. 





No entanto, a inspiração da moda e arte pela natureza já é evidenciada em diversas culturas e povos ancestrais. Temos como um exemplo claro nacional, a cultura do povo indígena, em especial,  da tribo Xikrin, do grupo de língua Kayapó, ainda existente em Alagoas, cuja indumentária  toda produzida é inspirada no beija-flor. A moda e o status que esta representa através de seu simbolismo vai muito além de sua ocidentalidade e consumismo imprimidos pelo capitalismo de nossa cultura.







Com o resgate do nacional, o tropicalismo na moda contemporânea inspirado em diversos fatores culturais e históricos de nossa sociedade tomou conta do mundo, "abrasileirando" as mais diversas grifes com a exuberância de nossa natureza.  

::Girly Stuffs.com::
By Roberta Mansour


















MIU MIU






















































:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

7 comentários:

@valliosa_jej Mar 03, 3:35pm via HootSuite disse...

A riqueza de elementos do tropicalismo está com tudo e tomou conta do cenário fashion nacional e internacional. ow.ly/9ot6y

Helga Cândido disse...

Uauuuu,show de bola! Mta informação e mta coisa linda!!! A-d-o-r-e-i !
=***

@Carollangneer Mar 04, 3:41pm via web disse...

@Girly_Stuffs Muito interessante o blog =) Amei

@toda_vaidosa Mar 02, 12:32pm via Web disse...

@_In_comum Lindo o post!! =*

@DerikyMar 06, 10:51pm via Mobile Web disse...

@Chic_ChicRT muito bom.. Estilos bem chiqs e diferentes. =3

@CityShoesCGMar 05, 7:32pm via HootSuite disse...

RT @Chic_ChicRT: @CityShoesCG Inaugurada por GUCCI e STELLA MCCARTNEY, a estampa tropical é a nova tendência de estilo. ow.ly/9oI9H

@tammyluciano Mar 05, 1:35pm via Web disse...

@Chic_ChicRT Valeu pela dica! Beijoca.

Related Posts with Thumbnails