quinta-feira, fevereiro 9

:: BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ




A delicadeza e riqueza em detalhes imprimidos pelos tecidos artesanais como crochê e o tricô estão sendo resgatados pela nova tendência em alta nas passarelas nacionais e internacionais de estilo inauguradas ano passado, por Dolce & Gabbana, em sua coleção de verão repleta de peças crochetadas. Apontado como uma das dez peças de moda essencias desta estação, o crochê consolidou-se nacionalmente após as semanas de moda do Rio de Janeiro, através dos desfiles de grifes como Blue Man, Maria Filó, Carlos Miele, Cavendish, Lix, Totem, Afghan e Giulietta que apostaram no toque artesanal para estampar suas coleções. 

D&G

D&G

De origem francesa, a etimologia da palavra crochê ("croc"), significa gancho, no entanto, até hoje, ninguém consegue precisar de onde esta técnica, de fato, surgiu. Algumas pesquisas atestam que o crochê surgiu na China, com técnica de costura, posteriormente ultrapassando fronteiras e popularizando-se no continente europeu por volta do século XVIII.


Com a divulgação da técnica pela Europa, o crochê passou a ser muito utilizado nas salas de nobreza da Inglaterra pelas senhoras da corte na era vitoriana. Apesar da popularização da técnica pela Europa graças ao gosto e afeição da rainha Vitória pela trama em questão, podemos datar o apogeu do crochê somento no século XIX, mais precisamente na Irlanda, onde o mesmo evoluiu para uma indústria artesanal. Conta a história, que após a Grande Fome de 1846, freiras irlandesas ensinavam a técnica às mulheres do povo com o fim de que pudessem trabalhar dentro de casa, sem que corressem perigo. Foi assim que surgiram as peças tão afamadas da Irlanda, fabricadas à mão em Dublin e Belfast, e exportadas para todo continente europeu e sul americano, particularmente para Inglaterra vitoriana, já fascinada pela trama. Os bordados serviam para ornamentação de salões, roupas, lingeries e etc. 

Bordado irlandês

Com um foco mais recente no âmbito da moda, o crochê ressurge na década de sessenta como artesanato decorativo. Nos anos 70, popularizam-se através da cultura hippie em quadros multicoloriodos, roupas estampadas e bordados bucólicos.




Atualmente, com o resgate da moda retrô, todas as técnicas artesanais, como bordados, renda, crochê e tricô, estão em alta. Para o verão aposta-se mais na trama do crochê, já que no inverno poderemos contar novamente com o retorno do tricô nas passarelas do Brasil e mundo afora. 



::Girly Stuffs.com::

by Roberta Mansour
























































:: GStuffs.com ::

Promova sua página também

17 comentários:

@katyadangelles 1:15pm via web disse...

maravilha "RT @Superbonita_ @Girly_Stuffs @katyadangelles ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs

@Marciaserafim 5:54pm via web disse...

Curtii!! RT @Dica_unica @Marciaserafim ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs

@PandocaDesign 5:56pm via Web disse...

@Girly_Stuffs que legal!!!

@AlmocodeSexta 8:54pm via Twitter for iPhone disse...

“@_Vale_a_pena: @AlmocodeSexta ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs” Inspirador!

@Sanluz19 6:22am via Mobile Web disse...

Amei seu site. Amo crochetar quando sobra um tempinho. Boa quinta!

@caarolfairy, Feb 10 9:38pm via Web disse...

@PromoBlogsTips @Girly_Stuffs nossa super lindo o blog!

@lucyjonesvestid Feb 10, 10:34pm via Web disse...

@Girly_Stuffs seu blog realmente é muito bacana! adoramos! bjs

DecorflorindoUnhas Adesivos disse...

Que bom ver o velho crochê na ala fashion, tem peças maravilhosas!!!

@BlogDaChufi, Feb 13 10:24am via web disse...

@PromoBlogsTips @Girly_Stuffs Bacana, adoreiiii!! :) Crohê é um luxo não é mesmo?

Manu disse...

Adoro essa moda!! ótimo post!

Fabiane Vasconcelos disse...

Seu blog é uma graça. Parabéns!

@circuloprodutos, Feb 16 3:52pm via HootSuite disse...

Pra realmente se inspirar, amamos! ow.ly/97chu

Luana Amaral disse...

Roberta aqui é a Luana da sua faculdade. Adorei o blog!!! Beijinhos.

@umblogousado, Feb 17 2:53pm via web disse...

@Chic_ChicRT @Girly_Stuffs quando você domina um tema é bom segmentar assim num blog, acho super chic, beijos!

Anônimo disse...

Oi antes de tudo adoro seu Blog vim aqui para te convidar para conhecer meu Blog e participar do Mega Sorteio Que estou realizando 4 produtos da La Roche !! Que vai acontecer dia 27 e muito fácil para participar e só Seguir o blog e mandar seu email em algum post Grande Bjos Marya Lúcia ''Coisas de Mulheres' http://maryaluciaproenca.blogspot.com/

@lojaViolleta Feb 17, 11:41pm via TweetDeck disse...

Nossa muito bom! Parabéns! RT @Girly_Stuffs: @LojaViolleta ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/985Cc #chic via @Girly_Stuffs

@StelaLoja Feb 28, 9:11am via Web disse...

@_In_comum @Girly_Stuffs Adorei!

Related Posts with Thumbnails