quarta-feira, outubro 19

:: LADYLIKE: POLKA DOTS OU POÁ




Ícone pin up do pós guerra na década de 50 e padronagem clássica do simbolismo sexual imprimido por Marylin Monroe,  o poá vem ganhando destaque nos desfiles de importantes  grifes nacionais e internacionais e promete pipocar nas mais diversas vitrines de primavera e verão.







Historicamente, podemos datar o surgimento do poá no século XIX. Com o boom da revolução industrial e ascenção das cidades modernas, muitos habitantes do leste europeu imigraram em massa para os EUA em busca de novas oportunidades na terra onde tudo era possível. Tais imigrantes, com características marcantes de animação e alegria, levaram ao país sua música natal, a polka.




Grande sucesso nos subúrbios das cidades, tal estilo musical dominou os guetos norte americanos. Numa espécie de homenagem à Polka e como uma referência a cultura e origem dos imigrantes europeus residentes nos EUA, foi-se criado uma nova padronagem em tecido, a chamada POLKA DOTS (ou poá).





No entanto, apesar de remeter a um estilo musical e  a uma tradição cultural européia, o poá só ganhou destaque na moda em 1928, através de umas das criações mais icônicas de Walt Disney,  a charmosa Minnie Mouse. Em busca de uma padronagem nunca utilizada e que indicasse uma alegria inocente e descontraída ao personagem criado, Walt Disney encontrou na Polka Dots, a estampa perfeita para caracterizar a  famosa ratinha namorada do Mickey.




Apesar do  estilo  ladylike clássico e retrô do poá, com sua combinação tradicional do preto com bolinhas brancas, atualmente, podemos observar uma releitura da moda contemporânea na tendência poá, que apresenta-se em diversas cores e formatos. Em 2011,  o poá cobre produções inteiras, seja  com o colorido nas formas ou nas transparências de segunda pele.





A moda contemporânea imprime uma releitura aos clássicos. Em razão disso, vale a pena ousar nos visuais mais clássicos com pitadas de cor e mistura de estilos. O poá sempre encontrará o clássico e romântico na padronagem preta e branca original através de combinações com plissados, boleros e blazers.  




Para uma mistura mais sexy, o poá vai bem com calças skinnys e salto alto, em especial scarpins. Cores e transparências em poá também estão em alta, reiventando o clássico.




Feminino, clássico e chique. O poá está de volta. 

::Girly Stuffs.com::
A moda sai de moda, o estilo jamais.




:: GStuffs.com ::

Promova sua página também































































10 comentários:

Marina Mattos disse...

Ai, como eu amo poá! E não tinha a mínima idéia de como ele tinha surgido...

Marina Mattos disse...

Tudo isso pra dizer que eu amei o post, como sempre! :)

Simone Dal Molin disse...

Parabéns, muito legal o post! E cá entre nós, quem não ama essa estampa? A gente usa bastante na produção dos acessórios, a mulherada adora!

http://www.botaoflor.com.br

Simone Dal Molin disse...

Divulgando no twitter e facebook da marca ;)

Noemi disse...

Fantástico el post!!! y muy buenas fotos, este año Marc Jacobs ha apostado por ellos tambien!

Carmen Steffens disse...

Oiii.. adorei seu blog!
O poá é irresistível, né? Adoooro!
Estamos seguindo o blog!
Bjs ;)

angellribeiroO 5:16pm disse...

Bolinhas, bolinhas!! Adorei!! RT @Girly_Stuffs @angellribeiroO :: LADYLIKE: POLKA DOTS OU POÁ ow.ly/76AIk #CHIC

@AurumAcessorios 9:27am via Web disse...

@Girly_Stuffs muito bacana o post dos poás, tudo a ver! ;)

@lascivite 10:22am via HootSuite disse...

Adoramos o post. Obrigada! :D RT @amoda_mania: @lascivite :: LADYLIKE: POLKA DOTS OU POÁ ow.ly/77Pmm #CHIC

Vanessa Aragão disse...

Que máximooo... eu comprei uma saia de poá preta e branca na Dress To e nem sabia que estava na moda... amei saber... usarei JÁ! ;)

Related Posts with Thumbnails