quinta-feira, setembro 15

::STRIPES: O SEGREDO DAS LISTRAS





No conceito de moda além da moda, procurando sempre absorver o conteúdo da mesma por detrás de uma perspectiva apenas visual, a moda surpreende e tece através de sua evolução, como numa colcha de retalhos, uma linha do tempo com traçados históricos de rupturas de padrões, dogmas, perspectivas e vivências que delinearam e moldaram a sociedade civil nos séculos passados.





As listras, como elemento de moda tal como é visto hoje, emergiram no século passado através de Gerald Murphy, eleito o homem mais elegante da classe de Yale em 1912. Segundo dita a história, ele teria sido o primeiro a usar listras horizontais, até então entendidas como uniforme de marinheiros,  nos salões aristocráticos da Riviera francesa. 


Gerald Murphy


Na década de 30,  Pablo Picasso celebrizou as listras perante as  rodas intelectuais, divulgando as mesmas em suas temporadas de verão na França e na Espanha. Também nos anos 30 , Coco Chanel teve o papel fundamental de democratização e popularização das listras dentre o público feminino, tornando a padronagem clássica e sinônima de elegância para mulheres.


CHANEL

PICASSO

::MODA NAVY::


No entanto, as listras, através da história da evolução da moda, possuem um papel muito mais significativo do que apenas padrões de estilo. Na Idade Média, a padronagem listrada horizontal, era associada aos conceitos de impureza, transgressão, dualidade e marginalidade.  Somente criminosos, prostitutas e servos utilizavam tal padrão em suas vestimentas. As listras, tal como eram vistas pela sociedade medieval,  possuíam uma conotação pejorativa e sempre à margem da sociedade dividida por estamentos. Portanto, eram o símbolo da mais baixa classe estamentária da época. Algum tempo depois, marinheiros e prisioneiros também passaram a utilizar o mesmo padrão em seus uniformes.






Com a ascenção da burguesia e a consequente revolução que pôs abaixo o regime estamentário através do fortalecimento do movimento renascentista, as listras verticais passaram a ser "bem vistas" pela aristocracia, estando presentes, sobretudo, nos brasões de família. No entanto, as horizontais, permaneciam sendo utilizadas por serviçais e afins, caracterizando dessa forma,  a continuidade do simbolismo de marginalidade e exlusão social. 




Através desta breve síntese histórica, cabe destacar a razão pela qual as listras sempre foram tão utilizadas como símbolo de revoluções e quebra de padrões. Por representarem transgressão, rebeldia e dualidade através do confronto de idéias e pensamentos, as mesmas destacavam-se em bandeiras como símbolos próprios de revoluções. Por esta razão, intelectuais e rebeldes sempre foram adeptos de tal padronagem de ruptura de conceitos e idéias estagnadas.  A título de exemplificação, de acordo com o exposto inicialmente, Coco Chanel e Picasso, representantes do inconformismo e modernidade sempre à frente de seus tempos, escolheram as listras para estamparem suas coleções artísticas.


::BANDEIRA DA FRANÇA::

::CHE GUEVARA::


Mais um dado curioso a respeito das listras é a respeito de seu significado etimológico. Na maioria das línguas em que se faça pesquisa sobre seu conceito, as listras estão sempre associadas à exclusão, impedimento e punição.




A popularização das listras, em regra horizontais, deu-se primeiramente através da confecção e padronagem de roupas íntimas, já que estas áreas tinham uma conotatividade de impureza, pecado e transgressão. A partir daí podemos observar a ramificação das listras através não só da moda cultuada por Chanel e sua tendência navy, mas também por intermédio de sua simbologia presente até hoje em diversos segmentos, além da moda. Códigos de barras, uniformes esportivos, listras nas pastas de dente, até mesmo as próprias celas de presídio, dentre outras formas, possuem um significado muito além de sua perspectiva meramente ilustrativa.









À parte de todo o conceito e evolução histórica das listras, as mesmas destacam-se atualmente no cenário contemporâneo de moda retrô, enaltecendo a geometria do corpo e suas nuances. Vale a pena abusar da tendência navy de combinação listrada (vermelhas e azuis, predominantemente) bem como das pretas e brancas e, claro, coloridas. Assimétricas, verticais ou horizontais, o conceito listrado é sinônimo de ousadia, classe e estilo geometricamente chic.


::CHANEL:::





::Girly Stuffs.com::
       Moda, além da moda 



:: GStuffs.com ::

Promova sua página também



JEAN PAUL GAULTIER  - PARIS SPRING 2012  






















































13 comentários:

@Guiamoda disse...

Excelente post!!Parabéns!!!

DecorflorindoUnhas Adesivos disse...

Tem que ta com tudo em dia pra usar, quando o corpitio não ajuda não dá, né?

modaElementais 9:30am via Web disse...

Bacana mesmo! ;) RT @_Vale_a_pena @modaElementais ::STRIPES: O SEGREDO DAS LISTRAS ow.ly/6v1OX #MODA

Thiago Queiroz disse...

Ótima matéria, muito legal!!

Manoella Sephin disse...

Rô, tenho que deixar registrado o quanto achei incrível essa sua última postagem. O blog está cada dia melhor. Me surpreendi com toda a história por trás de algo que eu só via como moda de uso. Parabéns amiga!!!!!Ficou mto bomm!!;)

@SouzaFeh 9:36pm via Web disse...

@Chic_ChicRT ameeeeei!

@antesfashion 9:17pm via Web disse...

@_In_comum Arrasamos!! Bjkas***

@Amo_Moda2011 11:02am via HootSuite disse...

RT @amoda_mania: @amo_moda2011 ::STRIPES: O SEGREDO DAS LISTRAS http://ow.ly/6v1lZ #MODA

@Amo_Moda2011 11:05am via HootSuite disse...

Muito obrigado ! ta linda o post e as listras...RT @amoda_mania: @Amo_Moda2011 ::STRIPES: O SEGREDO DAS LISTRAS http://ow.ly/6v1lZ #MODA

@cabenabolsa 11:28am via TweetDeck disse...

Muito bom!! RT @Girly_Stuffs: ::STRIPES: O SEGREDO DAS LISTRAS http://ow.ly/6w2GR #MODA

@Caprichadas_ 8:03pm via Web disse...

@Chic_ChicRT Parabéns li e aprovei!!!!!!! *-* depois visito seu blog com mais calma... Bjs e sucesso!!!! *-*

Dê Toledo Conta O Que Rola Por Ai... disse...

Muito legal seu blog e seu post sobre as listras!!!
Parabéns!!!!

@Nayarallk Feb 05, 3:37pm via Web disse...

@amoda_mania Muito bom, parabéns pelo trabalho. Ameei conhecer um pouco mais sobre as listras, obrigado.

Related Posts with Thumbnails