quarta-feira, novembro 3

::POLÍTICA "DEMOCRÁTICA": OSSO DURO DE ROER, VAI ENCARAR?



O que está acontecendo? Ultimamente tenho a sensação de que tudo encontra-se fora do lugar. Uma inquietação que vem não sei da onde e um pensamento que formula não sei do que, ficam presos na garganta da voz e do pensar com clareza e objetividade.
"O mal da grandeza é quando ela separa a consciência do poder."
William Shakespeare


"Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto."
Marquês de Maricá











Que valores são estes pregados no cotidiano que conformam-se com o absurdo e operam diante da incapacidade moral e ética de cada indíduo enquanto Ser, Cidadão ou apenas HUMANO? Voltamos aos instintos primitivos, dominados por paixões e impulsos que não dialogam com a razão, atributo único e diferencial do Homem, enquanto animal diante de outras espécies. É um desconforto facilmente percebito em todas as camadas e segmentos da sociedade, seja na vida privada ou nas esferas de poder.







"A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder."
L. Bianciardi

"O pior governo é o mais moral. Um governo composto de cínicos é frequentemente mais tolerante e humano. Mas, quando os fanáticos tomam o poder, não há limite para a opressão."
Henry Mencken






"O Tiririca representa a cara do Brasil"
Lula





No âmbito político, me choca a realidade dissertiva propugnada por àqueles que não só detém, mas exercem de forma direta o "Poder" a estes legitimados. A união legal e consensual que elevam o candidato ao status de comando, seja na esfera que for, por intermédio de mecanismos próprios para divulgação e representação de seus ideais, foram esquecidos ou alienados por indivíduos cegos de "poder pelo poder". Cada dia que passa acredito mais na definição de "poder" como bem intangível promovido pela paixão capaz de corromper o mais racional do seres. O poder corrompe, cega e narra o homem pelo seu instindo primitivo, desgarrado de qualquer justiça natural promovida pela moral ou razão sem vício de pensar.







"O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável."
Thomas Paine

"A democracia muitas vezes significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente."
George Bernard Shaw

O exercício da Política, no que tange a seu papel social, é o embate de pensamentos conflitantes no intuito de formulação de projetos e medidas em prol do bem comum, cujo objetivo único é a satisfação e crescimento sociais para uma sociedade cada vez mais justa e consciente. O papel da Democracia, nesse enfoque, deve respeitar sua premissa originária, qual seja: Governo do povo, para o povo e pelo povo.





"A democracia é uma forma de governo que prevê a livre discussão, mas que só é atingida se as pessoas pararem de falar.."
Clement Atlee

"Eu clamo não já por governo nenhum, mas imediatamente por um governo melhor."
Henry David Thoreau

 

Ora, independente da corrente política seguida por qualquer indivíduo cidadão, por óbvio que tal papel não encontra-se devidamente desempenhado por àqueles que nos representam e agem em nosso nome e em prol de nosso bem. Até na Política, cuja razão sempre fora utilizada como meio principal para o exercício da retórica na arte do convencimento, o instinto primitivo dominou o maior bem do homem.  Pior do que isso: a razão encontra-se viciada em virtude dos objetivos escusos traçados pelo homem. A paixão dominou a razão para o encontro de sua satisfação instintiva e naturalmente irracional. Utiliza-se racionalmente a paixão para que as massas ignorantes, estimuladas a não pensar, entendam o seu discurso. É a assertividade do mal. Estimulamos as dicotomias do amor e do ódio, do bem e do mal, dos fortes e dos fracos, das verdades e mentiras em subsitituição aos relativismos de toda verdade absoluta. Se a Política funda-se no debate, na crítica e na retórica, esta jamais deve promover uma verdade única, uma única face diretiva, já que o que a enriquece e cria seu "saber" é a contraposição de argumentos e composição de conflitos. Aonde foi parar o melhor e pior, o pensamentos e crítica, o debate e idéia? Estamos diante de um ringue de poder, e a sociedade, conformada com sua incapacidade operante individual diante de um sistema criado por ela, para ela e de propriedade dela, lavou as mãos para assistir ao absurdo pregado em cada discurso sofista, cínico e hipócrita.
"O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis."
Voltaire


"Qual é o melhor governo? Aquele que nos ensina a governar-nos."
Goethe

Mancharam o predicado da política. Esta perdeu sua virtude. Foi-se o tempo de creditar aos políticos ideais justos em prol de um bem comum. Idealismo puro e discursos utópicos. É arena do poder, a saga da ambição acima de todos os valores e um circo montado sob a lona da ignorância de um povo que sequer sabe que é Cidadão. Tudo perdeu o sentido da palavra. O que restou é a indignação velada em votos nulos, votos "contra" e votos palhaços. Pior do que brincadeira, o cenário é de sacanagem. Somos todos verdadeiros palhaços ignorantes. Cordeiros de pastores sem pasto.

É um sistema de controle que não pertence mais ao homem. A figura do Estado e o sistema de coercitividade e controle social independem de figuras exatas. Os comandantes são apenas peças de um tabuleiro onde o jogador principal é fantasma, intangível, supranacional. O vilão não é Lula, FHC, Dilma ou Serra, mas o sistema, cujo firewall não fora atualizado, permitindo o domínio de invasores alheios às leis humanas. A corrupção dominou todas as esferas de poder e o sistema, parafraseando o anti-herói mais aclamado do momento, Capitão Nascimento, "é foda". Ingênuo aquele que pensa que dita as regras quando o controle mediato é sustentado pela estrutura inversa à Lei Fundamental. Assim como ela, que dita a prioridade do direito natural, universal e inato ao homem, seu oposto governa com a mesma abrangência, intangibilidade e onipotência.



"Um governo é bom quando faz felizes os que sob ele vivem e atrai os que vivem longe."
( Confúcio )





Diante deste prospecto, o que me causa indignação é observar inerte os escândalos cometidos por aqueles que detém o poder da palavra. Uma assertividade nojenta, grotesca e impassível de qualquer justificativa própria ou legítima. Utiliza-se a ignorância do povo e sua carência de educação, e por educação não me refiro à alfabetização e formação escolar, para permanência e propagação de interesses escusos, individuais e representativos de uma escória que sequer pode ser contemplada como política.







Disserto acerca da ignorância cidadã, da consciência individual de cada um em prol de seus direitos e deveres junto ao Estado. Não deve-se votar porque o "cara é bom", "gente boa", engraçado ou coisa do tipo. Não deve-se votar porque é obrigatório. Não deve-se votar porque existe o cabresto. Deve-se eleger, escolher o representante, exercer como cidadão seu poder ativo como proprietário do bem de mais alto valor, qual seja, a DEMOCRACIA.



"Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies."
Machado de Assis


"Nosso povo já não vai as ruas para protestar contra o governo/parlamentares corruptos, ou suplicar por melhorias sociais. “Nós” só saímos de casa se o motivo for mesmo relevante, exemplo: A Parada Gay."
Kléber Novartes







Questiono-me acerca da legitimidade de tantos governos que entram e saem do poder eleitos pela maioria abestada, que sequer entende o valor do voto. Será que este consenso é legítimo? Será que o voto pelo voto é exercício pleno de cidadania? A culpa não é da massa e pasmem: também não é dos governantes. É acima disso... é do sistema. O vírus compromete toda ramificação de poder. Aqueles que se entendem como "espertos" e "poderosos" são peões de um tabuleiro tão intangível quanto o universo virtual. Entra um, sai outro. Mata um, surge outro. Expulsa um e o outro já está sentado no QG de comando. É que nem o rabo de lagartixa quando cortado.  Nasce outro no lugar. O mal inserido nos pilares do poder e não nas mãos do homem. Pode parecer discurso de igreja, mas a verdade, por mais relativizada que seja, está aí, para ser analisada sob o enfoque de diversas perspectivas flutuantes e cognitivas.



"O novo e-mail do governo é: planalto@lheira.gov.br"
Joelson S. Manfredine




"Todas as nações têm o governo que merecem."
 Joseph de Maistre





Se o nome disso é Democracia, o povo é masoquista, suicida e clama pelo sofrer. Bestializados somos todos nós.

.:. Girly Stuffs.com .:.
"Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira."
 Monteiro Lobato 



34 comentários:

Marília dos Santos Paiva disse...

existe algum assunto que vc naum saiba falar sobre?! Demais o blog, acompanho desde o início e me surpreendo sempre!
Moda, cultura, beleza, política e palavra! Uauuuu

=)

Pedro Alcântara disse...

e agora temos que sentar a assistir calados esse governo de merda de uma mulher que sequer faz um discurso decente...

@Jaojao disse...

olha... o Tiririca tava errado: pior já ficou...
Palhaço!!

Eddie Becker disse...

Eddie Becker ✆ 15:05


Excelente Robertinha!

Bjos,

Ricardo Telles disse...

Perde-se a fala quando o discurso torna-se coeso e gera um incômodo, uma ânsia de indignação e representação máxima da ignorância

@jonasfernades disse...

@jonasfernades 9:47am via Web

@Superbonita_ GOSTEI,MUITO SUGESTIVO RSRSRS

@lailalee disse...

@lailalee 3:50pm via Web

@Superbonita_ que booooommmmmmmmm

Denise Aurélia disse...

Mandou muito bem...expressou com as palavras toda minha indignação. Me sinto representada. Valeu!

@Rafael_Sorrah disse...

infelizmente o povo se acostumou com a ideologia do nada. Se ngm tem "poder" para agir, então, que não façamos absolutamente nada contra essa bandalheira ridícula que impera no cenário político atual. Uma pena.

Ótimo post.

Democracia é o #$#$@% disse...

Serra serra serrador, serra a Dilma por favor!!

@siririca45 disse...

@siririca45 6:58pm via Web

@PromoBlogsTips chora querido, entendo que deve ser muito difícil nadar e morrer na praia. #dilma13

Anônimo disse...

Questiono-me acerca da legitimidade de tantos governos que entram e saem do poder eleitos pela maioria abestada, que sequer entende o valor do voto. Será que este consenso é legítimo? Será que o voto pelo voto é exercício pleno de cidadania? A culpa não é da massa e pasmem: também não é dos governantes. É acima disso... é do sistema.

No final o preconceito estampado. Mais uma vez a "elite' pseudo-intelectual destilando todo seu desprezo pelo povo, os abestados que elegem os governantes. Na certa estariamos melhor se o voto ficasse restrito a classe me(r)dia e aos ricaços dos estados do sul/sudeste.

Femnistabr/ArttemiaARktos

@CHIC_GENIE disse...

@CHIC_GENIE 8:05pm via HootSuite

@Chic_ChicRT @Feministabr Independente dSerra ou Dilma o Brasil carece de bons políticos. Essa é a realidade da crítica, mto bem escrita. =)

Deise Ferrão Arruda Paiva disse...

Feminista,

Ter educação é algo negativo agora. Saber escrever pelo visto é pejorativo pois representa uma clase média de merdia, como vc mesmo expõe.

Realmente os valores estão inversos. Pseudo intelectual é q possui um discurso vazio como o seu. Desprezo é o que ocorre todos os dias quando vemos pessoas que não sabem sequer se fazer entender aplicando discursos vazios ludibriando os que não tiveram portunidade de estudo. Pessoas que acham engraçado votar em palhaços.

A democracia, caso vc não entenda, deve representar um todo. Tanto a a classe entendida por vc como de merdia quanto os bestas que vc julga serem excluidos e desprezados pelo discurso q vc leu. Todos fazem parte e não devem ser excluídos. Preconceito é o seu de desvalorizar e desmerecer expressões de indginação como essa. Não importa qual seja seu lado, o lado que o texto expõe é o de todos nós.

Mandou muito bem Girly Stuffs.
Não existe preconceito quando o que indigna é a ignorância cultivada pelos que possuem o poder de alimentar a falta de conhecimento e consciencia cidadã.

Feminista,mais uma coisa:
Só pro seu governo, sou petista e votei na Dilma. Não me venha dizer que faço parte da elite que vc despreza e pre define. O desanimo é com todos. Nada está certo nesse Brasil. Essa é a verdade.

@Chic_ChicRT disse...

@Chic_ChicRT 8:03pm via HootSuite

@Feministabr concordo com @PromoBlogsTips Ñ é preconceito,é utilização da educação como forma de protesto.Ñ vejo preconceito nesse discurso

@Promoblog_tips disse...

Resposta a @Feminista:

não entendo como arrogância mas como um manifesto contra a corrupção e passividade diante do caos. Nnão trata-se de defesas de direita ou esquerda, mas defesa por uma democracia legítima e verdadeiramente representattiva. a questão é a crítica ao sistema implantado. Quem utiliza a intelectualidade para expor uma indignação ñ pode ser arrogante.É um conjunto de idéias. Não existe rico ou pobre, intelectual ou ignorante, esquerda ou direta. Queremos um país justo.Arrogância é aplicar o discurso político como meio de aglomeração de poder sem escrúpulos e com fins escusos. Cada um tem um direito a sua opnião. Essa é a beleza da democracia. Agora, preconceituoso é o discurso de quem separa as classes.Exigir consciência do voto não é afastar o povo do sistema democrático, mas tão somente exigir medidas para busca de um povo. mais lúcido e crítico. Preconceituosos e mixos, são discursos que velam isso.

@Explicadinho disse...

@Explicadinho 7:50pm via TweetDeck

@CHIC_GENIE faz uma crítica interessante... Política "Democrática, vai encarar?! http://ow.ly/344le Eu encarei... kkkk Leia!

Gil Atala disse...

Eu realmente amo este Blog , acho super inovador , Alegre , Fashion ,
muito inteligente,tenho certeza qu todos os seguidores ficam esperando oqu ela vai Lançar agora . esta menina vai muito longe gente!!!
Este texto ,Politica , Democracia .E´Ate´Excitante,de Ler !
p/ vc GIRLY : Tudo e bom ao sair das Maos do Criador; Porem tudo degenera nas Maos do HOMEM!!!!!!!!!!!!!!Jean J. Rousseau

Anônimo disse...

Muito imparcial... Escolhe um lado, baseia-se em preconceitos - Pega uma realidade ruim para justificar e embasar toda sua argumentação, colocando tudo num mesmo saco - Age como a mídia golpista, ignorando as boas falas e ações de um governo ao qual desacredita e focando um ou outro erro. Acontece q Lula não é Tiririca e nem Dilma é este cáos que vc pinta... Chega a ser nojento

Maria Rita

Vinicius Denot disse...

Meu deus...como esse povo fanático é foda. Será que é tão difícil interpretar o texto?! A matéria sequer cita Lula ou Dilma como vilões de sei lá o que. Não trata do assunto de forma pessoal ou partidária!!! APRENDAM A LER E A INTERPRETAR!

Mas se a carapuça serviu...que reclamem com a mídia golpista...se é que entendem o significado disso.

ô gente burra!

Unknown disse...

O pior é que perdem o respeito pela opinião dos outros e levam tudo para o pessoal como uma afronta absurda.
É insano. Exatamente sobre isso que trata o post. Ngm sabe mais ler direito não...

Gloria Acassia disse...

EU VOTEI NA DILMA E NÃO ME SENTI OFENDIDA PELO POST.
AO CONTRÁRIO. ELE FALA DE TODOS OS ATOS ABSURDOS COMETIDOS EM NOME DA POLÍTICA PELO PODER.

APRENDAM A RESPEITAR O DIREITO A OPINIÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS. MARIA RITA E @FEMININABR NÃO SABEM O QUE É ISSO... VIXE, QUE FALTA DE EDUCAÇÃO.

DILMA 13 ;)

Daniel Rascollo disse...

O Vinicius tem razão. Fanático não tem limite pra nada. Acha que a opinião q carrega é a verdade absoluta do universo. Partem pra ignorância e falta de respeito sem motivo algum... ngm tá discutindo lado partidário e o poder de comando vale para todas as esferas da federação. O Brasil não é Dilma ou Lula. Que mania de grandeza pessoal!!!!Esquecem de deputados, vereadores, senadores, prefeitos, governadores e tantos outros representantes indignos da população!
Se vcs se sentem ofendidos, é pq como disseram anteriormente... a carapuça serviu. ê neurose golpista falida...

@gauchapoderosa disse...

@gauchapoderosa 8:05am via Web

@Chic_ChicRT TRES CHIC! Bjo

@Idealidade disse...

@Idealidade 6:56pm via web

Indico a leitura -> RT @E_stilo Post: POLÍTICA "DEMOCRÁTICA": OSSO DURO DE ROER, VAI ENCARAR? http://ow.ly/34xY3

@winder_ disse...

@winder_ 9:17pm via Web

Pensamento crítico é o que falta para os brasileiros na minha opnião. gostei mt do blog, obrigado!

Guilherme Santana Costa disse...

Uma pena q algumas pessoas não saibam realizar uma leitura crítica acerca do panorama político atual.
Não sou a favor da "politicagem" do governo Lula, mas não por isso destilarei ofensas aos que o apoiam e levantam sua bandeira. Democracia impõe respeito ao próximo na liberdade de expressão de cada um.
Responder que não concorda , que pensa diferente,que o governo é isso ou aquilo...beleza, o q não pode é misturar a política c ofensas e acusações pessoais. Aí vira um circo. Uma palhaçada total.
Exclente post. Mto abrangente

@pliniodearruda (Plínio de Arruda) disse...

@pliniodearruda 3:31pm via HootSuite

RT @amoda_mania: @pliniodearruda Post: POLÍTICA "DEMOCRÁTICA": OSSO DURO DE ROER. http://ow.ly/35pMs Pensamento crítico acerca da corrupção no poder.

@robsonfagundes disse...

@robsonfagundes 11:32am via Tweets60

excelente blog ! Muito oberigado ! Bjao

@Jefferson_PAZ disse...

@Jefferson_PAZ Nov 07, 4:46pm via Web

Muito Bom isto.Gostei mesmo.

Arthurius Maximus disse...

Sua reflexão é brilhante e uma obviedade que os incautos parecem não conseguir compreender.

O que ocorreu nessas eleições foi simplesmente a coroação do jeito torpe de se fazer política e uma ode a alienação das massas.

Um triste fim para um governo que pretendia revolucionar a forma de se fazer política nesse país, usando a ética como carro chefe.

@MatheusLeone45 disse...

@MatheusLeone45 4:57pm via Web

com certeza pensamentos muito distintos e as vezes tenho essa sensaçao, mas algumas pessoas merecem os votos que depositamos

@alvarodias_ (Senador Alvaro Dias) disse...

@alvarodias_ 1:53pm via HootSuite

RT @Guy_Stuffs: @alvarodias_ POST Política "Democrática, vai encarar?! http://ow.ly/39gbQ Pensamento crítico acerca da corrupção no poder.

@alvarodias_ (Senador Alvaro Dias) disse...

@alvarodias_ 2:46pm via Web

@Girly_Stuffs gostei do site,. Merece RT

Related Posts with Thumbnails