quarta-feira, setembro 1

HOW TO: FUNÇÃO DO PRIMER NA HORA DA MAQUIAGEM






A maioria das mulheres que curtem maquiagem já ouviram falar de primer facial e do quanto eles são necessários para uma maquiagem perfeita. Ok. Mas nas hora de explicar sua função, ela sempre se limita à frase de praxe: "Primer é um produto para ser usado na pele antes da maquiagem com a função de uniformizar a tonalidade e textura da pele, fechar os poros, controlar o brilho excessivo e fixar a maquiagem por mais tempo." Saber que sua função é deixar pele com aspecto mais liso, uniforme e aveludado não responde completamente às dúvidas de tantas mulheres que ainda não incorporaram o uso e necessidade do primer na hora da pré-maquiagem.



Pois bem, seus problemas acabaram!!! Este post é dedicado única e exclusivamente às dúvidas e perguntas mais frequentes acerca da pré maquiagem no que tange ao primer. Nada de resposta genérica. Vamos direto ao ponto e esmiuçar o assunto! 



O aspecto do Primer, a primeira vista, é como se fosse uma loção hidratante para o rosto ou algo do tipo. Daí já surge a primeira grande polêmica: Se eu tenho pele oleosa, não posso usar de jeito nenhum creme no rosto, ainda mais antes da maquiagem, correndo o risco de escorregar em meu próprio óleo!! Sinceramente, eu também pensava assim antes de conhecer e dar um lugar cativo ao primer em meu banheiro. Contudo, o primer, apesar de característica creme, é ideal para peles oleosas, já que controla e distribui a luminosidade da pele devido a sua composição a base de um filme leve de microesferas especiais que encerram por disfarçar também pequenas linhas de expressão.



Apesar de parecer um creminho qualquer, o primer tem a sua importância na maquiagem da das mulheres porque ele prepara o rosto de forma impecável antes de iniciar o ritual base, corretivo, pó, etc. Por ser unicamente direcionado ao tratamento facial pré make-up, ele é subentendido como ramificação da BASE, sendo anterior a esta e com função diferenciada. Por essa razão, chama-se Primer ou Pré-Base. Primeira etapa, denominação e origem, completa. Vamos para a segunda. Função.



Para utilizar o primer, devemos estar, em primeiro lugar, com a pele limpa e tonificada. Sua função principal, não é maquiar de forma natural a pele ou camuflar as imperfeições como o corretivo ou a base. Muitas mulheres já se enganam nesse princípio elevando o primer ao patamar de maquiagens corretivas para pele. NÃO. PRIMER É TÃO SOMENTE UMA PRÉ BASE, COM TEXTURA E VISUAL DE LOÇÃO CREMOSA PARA SER UTILIZADO ANTES DA MAKE UP. Em regra, sua cor é branca com textura pastosa, mas algumas linhas de maquiagem profissional, possuem primers faciais coloridos, cada um com uma função específica para pele. 



A razão para ele ser branquinho e levemente pastoso ou denso, é simples. Ele irá atuar na pele como um leve "photoshop". Uma analogia perfeita para vocês entenderem a função do PRIMER, sem precisar explorar quimicamente sua composição, afinal nosso único intuito aqui, é o de aprender a utilizá-lo de forma eficiente e adequada, sem que para isso precisemos retornar ao segundo grau (graças a Deus!!), é comparando-o da seguinte maneira:



Quando vamos passar nossas fotos para o computador e vemos que uma espinha apareceu demais na foto ou o olho ficou vermelho e coisas do tipo, como 90% de nós não sabemos utilizar de forma profissional o Photoshop da Adobe, que modifica completamente a foto quando tem-se a habilidade para geri-lo, nos resta uma opção secundária, mas extremamente eficiente e primordial para salvar a foto antes de postá-la em qualquer lugar. O nome dessa ferramente secundária pré post de imagem é o Picasa do Google. Sua apresentação mega simples permite que nossa espinha desapareça sem a modificação ou alteração visível da foto. Bendito Picasa, não?! Pois bem, o Primer é como um Picasa meninas!!! Sozinho, sem a maquiagem, a única diferença visível após sua utilização, mas quase imperceptível aos olhos nus de tão natural que fica, é a aparência menos avermelhada, quase nada esbranquiçada e aveludada de sua pele. Sozinho, ele não agirá como o Photoshop e transformar seu rosto antes mesmo da base. 



Sua função, não é maquiar e corrigir, mas tão somente deixar o rosto com a textura aveludada e tonalidade uniforme para prosseguimento da maquiagem. Vocês irão perceber que ele tem um efeito matificante e irá atenuar a aparição de pontos vermelhos, manchas, sardinhas e afins. Se seus poros estiverem abertos, o que impede a realização de uma maquiagem leve com resultado corretor, o primer fechará esses poros preparando o "terreno" para que a base seja utilizada logo após. O resultado é visível nesse sentido, sua pele estará limpa, uniforme, aveludada e pronta para receber a maquiagem. Mas caso queiram utilizá-lo sozinho, sem a make, o resultado será o mesmo que o de uma mulher que utiliza targets que "disfarçam" instantaneamente rugas e linhas de expressão e por esse fato saem de casa sem nada no rosto achando que aquilo basta para o rosto perfeito. Nesse caso, ambas saem decepcionadas, pois tratam-se de produtos que não foram feitos para utilização singular e isolada. São complementos essencias à maquiagem. Não confundam sua proposta para não decepcionarem-se depois. Se quiserem utilizar o primer sozinho porque não tem o costume de se maquiar para nada, esta é uma opção razoável pois os resultados expostos logo acima serão identificados por você. Caso contrário, desista. Ele não irã cobrir sozinho manchas, pontos avermelhados, olheiras ou espinhas.



A forma de aplicação do Primer é bem simples. Mas caso utilizado da maneira errada, também irão desperdiçar um produto cosmético excelente. Antes de escrever aqui pra vocês, eu naveguei pelo google pra ver a opinião e dúvidas da maioria das meninias com referência a este tópico, e pude observar que algumas que utilizam o primer em casa, da marca Contém1g, reclamam por ele esfarelar ao passarem no rosto. Eis aí o melhor exemplo de utilização errada do produto. 



Vocês devem atentar-se para o seguinte na hora da aplicação correta do primer: 

  • Seu efeito é o de "Tampão" (fechando os poros para maquiagem e "tapando" as outras imperfeições). Por essa razão, para utilizar de forma correta o produto, você não poderá espalhá-lo como faz com a base, o pó ou o iluminador. 
  • Com uma esponja de maquiagem (de preferência) ou com a ponta dos dedos, você irá  colocar mínima quantidade do produto na ponta dos dedos ou na esponja. A medida é um pouco maior do que a de uma gotinha, pois o primer rende pra caramba.
  • A aplicação deve ser feita com leves batidinhas pelo rosto. NUNCA ESPALHANDO, para não correr o risco de esfarelamento do produto. Esse esfarelamento, no caso do Primer da Contém1g, que por sinal é espetacular para quem tem pele oleosa, ocorre devido a propriedade mais seca do pó de arroz, ingrediente chave para a composição desse produto, em especial. Dessa forma, quando passado o primer no local a ser tratado e este cumpre sua função, caso você continue a colocar o produto na mesma área, ele não fará uma segunda camada como ocorre com a base ou pó, pois como os poros estarão "tampados" sem possibilidade de qualquer abertura, o produto, assim como um copo de água cheio quando ultrapassado o volume do recipiente, irá sobrar e por conseguinte, esfarelar. 
  • Atentem-se então a isso! Sempre com batidinhas leves até absorção do primer na parte desejada. 
  • A aplicação do primer se dá de forma mais intensa na área T da face, onde o brilho excessivo e poros dilatados são mais evidentes. Mas ainda assim, o primer é para ser usado no rosto como um todo, bem superficialmente com uma quantidade mínima de produto por aplicação.


Seguindo esses passsos, vocês estarão aptas a uma aplicação perfeita e satisfação garantida quanto ao produto adquirido.



Antes de passar para a dica de quais os melhores primers no mercado, vou responder a perguntas genéricas e sempre presentes quando o assunto é primer. 

  • O Primer tira a oleosidade da pele?
Não. Sua função não é cuidar de pele oleosas ou retirar por completo o brilho como ocorre quando da utilização de produtos direcionados a peles acneicas, mistas ou oleosas. Ele irá equilibrar a hidratação da pele, distribuindo o brilho de forma a controlar o excesso de oleosidade. Dessa forma, para quem tem pele oleosa, eu por exemplo, a utilização do primer é essencial sim, pois com a aplicação em nossa pele já tratada e seca com os produtos específicos para nosso tipo de pele, o primer irá deixar a pele equilibrada por várias horas, controlando sua oleosidade e fixação da maquiagem, que some rapidinho pra quem tem a pele num brilho só. 



A dica que eu dou no caso de pele oleosa é tratar bem da pele antes até do primer, caso contrário, sua ação será anulada. Por isso, um bom sabonete facial, gel de limpeza e tonificante, são primordiais para a conquista de uma pele mais saudável e que sustente a maquiagem junto com a utilização da linha primer. Fazendo tudo certinho, tenho certeza de que irão gostar demais do resultado.

  • E pra quem tem pele normal ou seca, o que fazer?
O primer facial, em regra, serve para todos os tipos de pele, mas já existem hoje no mercado, outras linhas de primers faciais mais específicas e complementadas. Por isso, peles excessivamente secas ou peles mais maduras, devem procurar um produto mais alinhado para sua condição. Já existem algumas marcas, Lancôme, por exemplo, com base três em 1 (função primer,uniformizante e base).

  • Tem certeza que o primer serve para pele oleosa???? SIM! EU TENHO. rssss. Ele como já disse antes, não irá tirar a oleosidade da pele pois sua função não é essa, mas camuflará e abafará seu efeito por muito mais tempo. A pele fica super aveludada e com efeito mate. Segura bem a maquiagem como jamais aconteceria sem sua utilização. Após sua aplicação, todo o resto fica bem mais fácil. A base se espalha perfeitamente sobre a pele, o corretivo, pó...tudo! Por isso vale a pena comprar o primer labial e para os olhos também. Uma vez utilizado adequamente essa linha de produtos, dificilmente você irá conseguir ficar sem.


Vamos agora à listagem de primers no mercado. Farei uma espécie de Top Five com um bônus, sem eleição de primeiro ao quinto lugar, pois todos têm uma qualidade excepcional e específica, variando desde os produtos mega caros até os mais em conta sem perder sua qualidade. 


R$36,00. Excelente qualidade e ótima opção pra quem precisa economizar na hora de gastar. 
Um dos meus queridinhos. É primer da M.A.C. Esse em especial, é o direcionado para todas as peles. Mas a Mac tem uma linha inteira formulada de Prep+Primers para você escolher. R$108,00 e U$26,00
Primer Photo Finish Smashbox: linha espetacular, com uma ramificação de primers faciais de uso profissional. Não vende no Brasil, mas quem tiver a oportunidade de comprá-lo, não perca pois sem dúvida é um dos mais cotados no mercado.
NARS Makeup Primer with SPF 20
Primer Nars SPF20. Também não disponível no Brasil, mas no mesmo patamar dos demais apresentados.
Lancôme La Base Primer. Como se é de esperar, um produto de excelente qualidade e espetacular efeito. U$50,00 e no Brasil, variando entre R$ 120,00 a R$150,00

Seu preço é R$92,00. Marca pioneira no lançamento de Primer no Brasil. Possui uma linha expecional de pré-maquigem, agregando ainda mais na hora de fazer o make.








ANTES E DEPOIS PRIMER FACIAL

12 comentários:

@Gabi_twittess disse...

JURO QUE AGORA ENTENDI!!!AFFF!!!
AHAAHAHAAHAH

Clarinha disse...

Eu também entendi!!Aeeeeeeeeeeeee!!!

disse...

Foi especialmente direcionado pra vc amigaa!!! rssss
Com analogia, auto resposta e td mais!!!!

@furfles_ disse...

melhor post sobre primer ever!!!! super didático!!! rsss

@furfles_ disse...

melhor post sobre primer ever!!!! super didático!!! rsss

@AdRi_Frans disse...

mto bom o post!anotado!

@AdRi_Frans disse...

mto bom o post!anotado!

@_paulacarreiro disse...

DEU CERTO COMIGO AGORA"!!!!!!

Erica Lopes disse...

Tem o Magix da Avon também, como mais uma opção de primer no mercado. Custa apenas 38 reais e, apesar disso, possui efeito excelente! Recomendo!

Erica Lopes disse...

Ih! Não tinha aberto a imagem do Magix no meu PC... Foi mal... rs!
Só agora que tô conseguindo ver...
Bjks!!!

disse...

Meninas, o que a Érica disse (logo aqui em cima!!! rsss) é verdade.

O primer da Avon, Magix(imagem n1), é o primer mais barato do mercado e cumpre muito bem sua função.

Sua qualidade é EXCELENTE e o preço super em conta!!!

Sem dúvida, vale muito a pena ter em casa.

Beijos!!!!

Adriana disse...

CONHEÇA A MAQUIAGEM YES COSMETICS E CONFIRA A LINHA SABRINA SATO COM PROMOÇÕES IMPERDÍVEIS!
ACESSE: www.bonitayescosmeticos.com.br
ENTREGAMOS PARA TODO O BRASIL! FRETE ÚNICO: R$5,00

Related Posts with Thumbnails