quinta-feira, setembro 9

CABELOS: O QUE VOCÊ ACREDITAVA SABER, MAS NÃO SABE...

CAUTERIZAÇÕES E HIDRATAÇÕES 

Sabe aquelas pessoas que sempre lêem os rótulos de qualquer coisa que compram? Então...eu me enquadro nesse perfil, de forma moderada, claro. Quando pequena, era do tipo de criança que ao invés de ficar perguntando o por quê do céu ser azul, ficava imaginando a razão de sua cor e elaborava uma teoria própria. Lembro de quando, assisitindo jornal com meus pais, anunciaram o início do horário de verão.


Na minha cabeça a la "Fantástico mundo de Bobby", achava simplesmente FANTÁSTICO o dia demorar para escurecer, assim do nada!! Mas sei lá o por quê, não perguntei a ninguém a razão dessa alteração no "dia"(sempre gostei dos caminhos mais complicados...rsss). Depois de um tempo, bolei uma teoria e acreditava fielmente em sua veracidade incontestável. Tinha certeza absoluta que tinha descoberto "o óbvio". Era simples demais....um astronauta, ia até o sol e, chegando lá, apertava um botão em sua nave que abria uma portinha no sol (tipo aquelas automáticas de filme de ação). O astronauta entrava por aquela porta e dentro, havia uma sala de controle, cheia de botões. Ele apertava um botão escrito "horário de verão", que imediatamente fazia com que o sol brilhasse por mais tempo. "Elementar, meu caro Watson...". Alguns anos depois, me toquei de que o homem só conseguiu chegar até a Lua e que era impossível chegar ao Sol. Dãarrr!!!! Decepcionada, refleti sobre o assunto e busquei uma teoria de "apoio". Mesmo achando sem graça e não tão "óbvia" quanto à teoria original, aderi à corrente majoritária e absoluta de que bastava ajustar o relógio e pronto! Voilá...o dia durava mais!
Essa imaginação incrivelmente fértil, aliada ao meu perfil curioso e o posterior amadurecimento, criaram a pessoinha que vos escreve, que adora fuçar o por que de um monte de coisas, até o das mais chatas. Mas como o assunto "Cabelos" está longe de enquadrar-se na categoria "coisas que ninguém quer saber e eu sei!", garanto que irão se interessar pelo conteúdo do presente post.


Da próxima vez que vocês forem ao cabelereiro, façam um teste para certificarem-se de que o profissional realmente sabe do que está falando e o que irá fazer com seu cabelo. Vocês irão se surpreender com o resultado. Até os mais "cotados" hairstylists, muitas vezes, pecam no beabá do tratamento e química capilar.

Hidratação e Cauterização são os assuntos mais discutidos quando trata-se de beleza e saúde dos cabelos. Contudo, suas características e finalidades, são diversas entre si, de forma que atuam em áreas específicas na estrutura capilar. 


Em termos gerais, nosso cabelo é dividido em duas partes: a interna, localizada na Derme, onde ocorre a formação, nutrição e crescimento do fio e a externa (visível) do fio, localizado na Epiderme que se projeta para fora. A HIDRATAÇÃO, ao contrário da cauterização, atuará na camada externa do fio, repondo água.


O cabelo é um material extremamente resistente. Isto ocorre por ter uma estrutura complexa e ser formado por queratina. O aspecto do fio é muito simples, mas quando ampliado revela toda a complexidade da sua estrutura: a exterior é protegido por escamas. No centro existe a medula. O resto é o córtex, formado por inúmeras células.





Hidratação é o ato de reposição de água nos fios. A água, não é um nutriente e nada tem a ver com a reposição de nutrientes nos cabelos. Sua atuação ocorrerá sempre na camada externa do fio, qual seja, a CUTÍCULA, repondo água para recuperação do brilho, aparência e maleabilidade dos mesmos. São erradas as comparações geralmente feitas entre hidratação e cauterização, no sentido de que a cauterização é uma hidratação mais profunda. A cauterização não repõe água e não atua na cutícula, superficialmente. Esta atuará, sempre, na camada interna, alimentando e reconstruindo de forma profunda toda estrutura capilar.

A finalidade da hidratação é a de selar a cutícula do cabelo e proteger o córtex, equilibrando o nível de hidratação, reduzindo a eletricidade estática e melhorando a textura do fio. A superfície do cabelo torna-se mais homogênea, reforçando o brilho e o aspecto natural. 

As máscaras de hidratação, produtos que promovem a hidratação, por sua vez, atuam nas primeiras camadas do cabelo, na cutícula e, em alguns casos, no córtex. Na cutícula, ela atua promovendo o selamento das mesmas. A máscara de hidratação só atuará de forma mais profunda, indo além de sua finalidade precípua e alcançando o córtex, quando presentes em sua formulação, aminoácidos ou proteínas como a queratina Os princípios ativos mais comuns quando realizada uma hidratação capilar são os emolientes, como silicones, óleos minerais, vegetais e animais, ceras vegetais (ex: lanolina) e manteiga (ex:karité). Todos estes elementos são agentes formadores de um filme externo que compõe uma película protetora e oclusiva ao redor dos fios, diminuindo a perda d'água e consequentemente, a desidratação.

Já, no que tange ao termo nutrição, pode-se afirmar que este é o ato de alimentar, nutrir. Dessa forma, aplicada a noção genérica aos tratamentos capilares, a nutrição dos fios, sempre indicará tratamentos mais profundos, cuja atuação se dará na camada interna do fio, pentrando a cutícula, reestruturando-o e tornando-o saudável. Muito além de hidratar, tratamentos com finalidade de nutrição, ultrapassam o teor e finalidade de fórmulas superficiais de embelezamento, pois que repõe toda a carência nutricional da estrutura capilar.

A Cauterização, como forma de nutrição, é o tratamento que reconstrói a fibra do cabelo internamente, dando maciez, brilho e vida nova aos fios. Este é um dos tratamentos largamente utilizados com finalidade de nutrição devido a reposição de queratina no cabelo. A cauterização, por sua vez, corrige a estrutura capilar através de meios energéticos chamados agentes catiônicos, componentes de cargas positivas que neutralizam as cargas negativas dos cabelos e recuperam as fibras capilares para receber o condicionamento térmico. Os fios submetidos a processos químicos agressivos, perdem muita queratina, de forma que na cauterização, a nutrição do fio com cargas específicas de queratina, permitem uma regeneração completa de uma estrutura capilar previamente abalada.

A diferenciação entre as duas espécies de tratamento aqui abordadas,  combinadas com a anamnese capilar, são ESSENCIAIS para a escolha correta do tratamento indicado. Para quem nunca ouviu falar, anamnese refere-se ao diagnóstico do fio, realizado através de "testes" que irão analisar a estrutura, elasticidade e força dos mesmos. Só assim o profissional poderá indicar o tratamento adequado. Por isso meninas, se o cabelereiro nem chega a tocar em seu cabelo antes de indicar um tratamento, é sinal de que seu real interesse seja o de aumentar sua comissão final do mês.
 

Quando estava procurando pela net informações mais específicas para apresentar no post, fiquei espantada com a quantidade de sites e blogs de beleza que abordam o tema de forma equivocada, no sentido que tratam da cauterização como sendo uma hidratação mais profunda, ao passo de que esta, em verdade, nada tem a ver com reposição de água. 

Infelizmente, essa falta de informação precisa atinge também, de forma quase massificada, os profissionais da área, que insistem em comparar um tratamento com outro. Somente em materiais técnicos, oriundos de cursos ou de graduações específicas, é que podemos encontrar informações claras a respeito do tema. 

Para finalizar, separei uma linha específica e bem conhecida de tratamento L'oreal, a Cauterização Molecular Absolut Repair, para exemplificar de forma técnica a profundidade e abrangência do tratamento, o que não ocorre com as linhas de hidratações. 

Portanto meninas, antes de escolherem qual o melhor tratamento, certifiqum-se que seu cabelereiro SABE realmente do que está falando.

Só um recado final. Para aquelas que insistem em comprar produtos para realizar o tratamento em casa, em 90% dos casos, estão jogando dinheiro fora numa economia mascarada. Pode parecer besteira, mas da mesma forma que não adianta ter os ingredientes do bolo se não souber "batê-lo", com o cabelo o princípio é o mesmo. O bolo irá solar, mesmo que siga a receita da vovó e o cabelo não ficará tratado como indica o manual. O nome disso é técnica. No salão, vocês serão auxiliadas e tratadas de forma profissional por aqueles que estão acostumados a lidar com todo tipo de tratamento capilar. Carga excessiva de queratina no cabelo, faz com que ele quebre ao meio. Portanto, não trata-se somente de um creminho cheiroso. Sua composição química, na maioria dos casos, é formulada por nanotecnologia e tecnologias moleculares para um produto final de excelente qualidade e profunda técnica de tratamento.

Sem querer, o barato acaba saindo bem mais do que caro. Atenção!


CAUTERIZAÇÃO MOLECULAR ABSOUT REPAIR




Tratamento revolucionário de reconstrução capilar para cabelos danificados que passaram por processos químicos.

Reúne duas tecnologias complementares que recuperam toda a fibra capilar, desde seu interior até a superfície do fio; devolvendo a vida, força, maciez, elasticidade  e brilho que foram perdidos.

Para mudar o visual as mulheres recorrem aos mais diversos tipos de técnicas. Coloração, descoloração, escova, chapinha, relaxamento: esses serviços técnicos são fundamentais para quem quer renovar o visual, mas asobreposição e utilização freqüente deles deterioram a fibra capilar.



Esta deterioração pode ser vista em todas as 3 zonas da fibra capilar:



Na superfície capilar (Zona A): O desalinhamento das escamas torna os cabelos ásperos, sem brilho.



Na zona intermediária (Zona B - cimento intercelular): O cimento intercelular danificado perde seu papel de barreira natural dos cabelos. No coração do cabelo (Zona C – córtex): A cadeia queratínica fica fragilizada, o cabelo perde todo o seu vigor e sua resistência mecânica, partindo-se com facilidade.



Ao identificar com precisão todas as necessidades dos cabelos muito danificados. L’Oréal Professionnel lança Absolut Repair – Tratamento de renovação profunda dos cabelos muito danificados.



Absolut Repair – 2 tecnologias complementares:



AHA Lipid-Guard (Zona C) – Moléculas de AHA penetram no córtex, reconstruindo as cadeias de queratina, para recuperar a resistência dos cabelos danificados.



Neofibrine (Zonas A e B) – Complementa o tratamento do córtex, reestruturando as outras zonas da fibra capilar:- Zona B: As ceramidas recuperam as partes danificadas do cimento intercelular.- Zona A: Através de um filme protetor, a superfície capilar recupera o seu brilho e a sua maciez, tornando-se lisa e uniforme. Filtros UV proporcionam proteção duradoura contra a ação do tempo.
 
Passos do Tratamento:



Pure Resource Shampoo é um shampoo de limpeza profunda que purifica os cabelos normais a oleosos e combate a irritação do couro cabeludo. Deixa o cabelo livre de resíduos, recupera o brilho e a leveza de forma duradoura; 

Absolut Repair Shampoo é um shampoo reestruturante para cabelos muito danificados que repara e nutre profundamente as zonas mais sensibilizadas; 

Absolut Repair Ampola Renew C é um tratamento reconstrutor para cabelos sensibilizados que proporciona uma recuperação completa e instantânea da fibra capilar; 

Absolut Repair Ampola Power Repair B é uma ampola reestruturante que reforça a coesão do cimento intercelular, deixando o cabelo perfeitamente nutrido, macio, brilhante e fácil de pentear; 

Absolut Repair Serum Reparador de Pontas é um reparador de pontas para cabelos com pontas danificadas que alisa e previne pontas duplas, doando maciez e brilho.





2 comentários:

@Carol_Jeans disse...

bem legal!!!
eu era do time que achava q cauterizaçao era um tipo de hidratação mais profunda...era o q meu cabelereiro explicou..rsss

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Related Posts with Thumbnails