sábado, agosto 28

MODA E ESTILO: O VINTAGE E RETRÔ NA HORA DE SE VESTIR



Não se fala em outra coisa que não seja o retorno da moda clássica, ou seja, retrô e vintage na hora de escolher o que vestir.

Quando falamos da moda retrô, estamos indicando a recuperação de estilos das décadas de 20, 30, 40 e 50. 
Sendo assim, o retrô atua como um relançamento de uma moda, através de peças novas com estilos e modelagens inspiradas e remetidas aos anos de ouro. A origem da palavra, remete-se sempre a um passado, a uma retrospectiva do que já foi visto e vivenciado. Por isso, o significado da palavra retrô, tem sua definição no termo "para trás" ou "dentro após épocas".

Muita gente se engana ao pensar que vintage, retrô e clássico se tratam da mesma coisa. Olha que curioso: a origem da palavra vintage remete-se ao procedimento de cultivo e colheita dos vinhedos, no qual o conceito de boa safra, não necessariamente refere-se ao antigo ou clássico, mas tão somente a conservação de uma boa colheita, de uma safra especial. Por isso, a introdução do "vintage", na moda, refere-se à peças de várias décadas mas que ainda assim, contiuam em estado de perfeita conservação. Ou seja meninas, sabe aquela roupa antiga guardada há séculos lá no fundo do armário da vovó ou da mamãe, super bem conservada e quando elas mostram a relíquia para alguém,  a fala é sempre a mesma... "Ah....no meu tempo essa roupa era muito na moda, todo mundo se vestia assim...!". Pois bem, você podiam não saber, mas agora, acabaram de descobrir que podem ter peças vintages em casa e nem se davam conta disso! Mas é importante lembrar, que a roupa ou peça qualquer para ser considerada vintage, tem que ter pelo menos duas décadas de existência. Portanto, nesse cenário, incluem-se também peças conservadas até o final da década de 80.

O estilo clássico, por sua vez, por ser mais abrangente, pode ser entendido através do exemplo de Gabrielle Channel, ou Coco Channel. Seu inconformismo e inquietação com a moda e estilo de vida de sua época, inspiraram-a a criar o original, ou seja, o diferente que consegue perdurar. Na moda, onde tudo que se é criado, em regra, um dia acaba e sai de cena, algumas peças, quando notoriamente bem estruturadas, perdem essa perenidade, tornando-se constantes, presentes e ativas, nunca saindo de moda. São peças de estilos atemporais, onde tempo não é fator determinante ao conceito de moda e sua duração, por isso entendidas como clássicas e inspiradoras.

Eu escolhi modelitos de roupas que abrangem estes três estilos, que apesar de possuirem características próprias, complementam-se para fomular a moda atual, clássica, vintage, retrô e CONTEMPORÂNEA.


 

 

 






 




 


 

 


4 comentários:

Diana Queiroz N. disse...

interessantíssimo um blog transmite com conteúdo o que rola nas passarelas. Parabéns, a leitura é interessantíssima, os modelos de excelente qualidade e a trilha sonora um espetáculo!!!! to apaixonada pelo seu espaço!

@Gabi_twittess disse...

esses vestidos sao lindos!! e adorei as informações! nao sabia a diferença de nada disso!!!

Bellinha SO disse...

O mais legal é ver as coisas bonitas e na moda e aprender com isso!mais do que posts estilo caras e quem, vc coloca td bonitinho e com mto conteudo

Bellinha SO disse...

O mais legal é ver as coisas bonitas e na moda e aprender com isso!mais do que posts estilo caras e quem, vc coloca td bonitinho e com mto conteudo

Related Posts with Thumbnails