A delicadeza e riqueza em detalhes imprimidos pelos tecidos artesanais como crochê e o tricô estão sendo resgatados pela nova tendência em alta nas passarelas nacionais e internacionais de estilo inauguradas ano passado, por Dolce & Gabbana, em sua coleção de verão repleta de peças crochetadas. Apontado como uma das dez peças de moda essencias desta estação, o crochê consolidou-se nacionalmente após as semanas de moda do Rio de Janeiro, através dos desfiles de grifes como Blue Man, Maria Filó, Carlos Miele, Cavendish, Lix, Totem, Afghan e Giulietta que apostaram no toque artesanal para estampar suas coleções.
D&G |
D&G |
De origem francesa, a etimologia da palavra crochê ("croc"), significa gancho, no entanto, até hoje, ninguém consegue precisar de onde esta técnica, de fato, surgiu. Algumas pesquisas atestam que o crochê surgiu na China, com técnica de costura, posteriormente ultrapassando fronteiras e popularizando-se no continente europeu por volta do século XVIII.
Com a divulgação da técnica pela Europa, o crochê passou a ser muito utilizado nas salas de nobreza da Inglaterra pelas senhoras da corte na era vitoriana. Apesar da popularização da técnica pela Europa graças ao gosto e afeição da rainha Vitória pela trama em questão, podemos datar o apogeu do crochê somento no século XIX, mais precisamente na Irlanda, onde o mesmo evoluiu para uma indústria artesanal. Conta a história, que após a Grande Fome de 1846, freiras irlandesas ensinavam a técnica às mulheres do povo com o fim de que pudessem trabalhar dentro de casa, sem que corressem perigo. Foi assim que surgiram as peças tão afamadas da Irlanda, fabricadas à mão em Dublin e Belfast, e exportadas para todo continente europeu e sul americano, particularmente para Inglaterra vitoriana, já fascinada pela trama. Os bordados serviam para ornamentação de salões, roupas, lingeries e etc.
Bordado irlandês |
Com um foco mais recente no âmbito da moda, o crochê ressurge na década de sessenta como artesanato decorativo. Nos anos 70, popularizam-se através da cultura hippie em quadros multicoloriodos, roupas estampadas e bordados bucólicos.
Atualmente, com o resgate da moda retrô, todas as técnicas artesanais, como bordados, renda, crochê e tricô, estão em alta. Para o verão aposta-se mais na trama do crochê, já que no inverno poderemos contar novamente com o retorno do tricô nas passarelas do Brasil e mundo afora.
::Girly Stuffs.com::
by Roberta Mansour
:: GStuffs.com ::
Promova sua página também
17 comentários:
maravilha "RT @Superbonita_ @Girly_Stuffs @katyadangelles ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs
Curtii!! RT @Dica_unica @Marciaserafim ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs
@Girly_Stuffs que legal!!!
“@_Vale_a_pena: @AlmocodeSexta ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/8YcGf #chic via @Girly_Stuffs” Inspirador!
Amei seu site. Amo crochetar quando sobra um tempinho. Boa quinta!
@PromoBlogsTips @Girly_Stuffs nossa super lindo o blog!
@Girly_Stuffs seu blog realmente é muito bacana! adoramos! bjs
Que bom ver o velho crochê na ala fashion, tem peças maravilhosas!!!
@PromoBlogsTips @Girly_Stuffs Bacana, adoreiiii!! :) Crohê é um luxo não é mesmo?
Adoro essa moda!! ótimo post!
Seu blog é uma graça. Parabéns!
Pra realmente se inspirar, amamos! ow.ly/97chu
Roberta aqui é a Luana da sua faculdade. Adorei o blog!!! Beijinhos.
@Chic_ChicRT @Girly_Stuffs quando você domina um tema é bom segmentar assim num blog, acho super chic, beijos!
Oi antes de tudo adoro seu Blog vim aqui para te convidar para conhecer meu Blog e participar do Mega Sorteio Que estou realizando 4 produtos da La Roche !! Que vai acontecer dia 27 e muito fácil para participar e só Seguir o blog e mandar seu email em algum post Grande Bjos Marya Lúcia ''Coisas de Mulheres' http://maryaluciaproenca.blogspot.com/
Nossa muito bom! Parabéns! RT @Girly_Stuffs: @LojaViolleta ::BORDANDO O SETE: A MODA CROCHÊ ow.ly/985Cc #chic via @Girly_Stuffs
@_In_comum @Girly_Stuffs Adorei!
Postar um comentário